Em 1930, a professora Lydia Nathália Heller criou uma comunidade escolar onde hoje é o bairro Boi Morto, em Santa Maria. A casa dela se transformou em sala de aula. O trabalho teve continuidade, a partir de 1948, com a professora Rugina Quédi Scherer. Passaram-se mais 15 anos, o número de alunos aumentou e foi criada, oficialmente, a Escola Isolada Parque da Aviação. Hoje, 70 anos depois, ela é chamada Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Humberto Castelo Branco e conta com 650 alunos, 40 professores e 14 funcionários.
As comemorações se iniciaram no início do ano letivo. Professores visitaram as famílias de todos os alunos da instituição, e um cartaz foi colocado na entrada do prédio, mostrando a contagem regressiva para esta sexta-feira. Do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), todos comemoram a história do colégio.
Hoje de manhã, ocorre o mento de Ação de Graças e o descerramento da placa dos 70 anos. Às 20h, no CTG Bento Gonçalves, a comunidade escolar participa do jantar. Elenita Aquino dos Santos, 50 anos, trabalha como auxiliar de secretaria e como monitora da escola. Seu trabalho na instituição começou há 23 anos.
É gratificante ver a escola cada vez melhor, informatizada e cheia de projetos.
Com 15 anos de atuação na escola, Ana Lúcia dos Santos dirige a instituição há seis. Ela conta que, há cerca de 20 anos, quando a escola foi ampliada, toda comunidade participou da construção do novo prédio:
A escola está de aniversário, mas quem está de parabéns é toda a comunidade que colaborou com a nossa história.
"