Foto: Adidas/Divulgação

O calendário do futebol em 2026 será marcado por uma temporada extensa, com competições estaduais, nacionais e internacionais distribuídas ao longo de praticamente todo o ano. O cronograma do futebol brasileiro traz mudanças importantes anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e conta com a disputa da Copa do Mundo no meio da temporada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Confira quando cada competição começa e termina neste ano:
Nível estadual
O Gauchão abre oficialmente o calendário no Rio Grande do Sul. A competição ocorre de 11 de janeiro a 8 de março, com o Inter-SM de volta à elite estadual após 15 anos. O Inter é o atual campeão do torneio.
Ainda no âmbito estadual, a Copa FGF está prevista para o período de 6 de maio a 29 de julho. Até o momento, não há definição se o Inter-SM participará da competição.
A Divisão de Acesso, que define os clubes promovidos ao Gauchão, será disputada de 2 de agosto a 31 de outubro. Brasil de Pelotas e Pelotas aparecem como os principais favoritos ao acesso. Já a Terceirona Gaúcha ocorre de 6 de setembro a 29 de novembro.
A Recopa Gaúcha, tradicionalmente disputada entre o campeão do Gauchão e o vencedor da Copa FGF, ainda não tem data definida em 2026 e reunirá Internacional e Brasil de Pelotas.
Nível nacional
A Supercopa do Brasil será disputada em 24 de janeiro, entre Flamengo e Corinthians, reunindo os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil.
O Campeonato Brasileiro da Série A ocorre de 28 de janeiro a 2 de dezembro. Pela primeira vez na era dos pontos corridos, a competição começa ainda em janeiro, com rodadas sendo disputadas paralelamente aos campeonatos estaduais.
A Copa do Brasil terá início em 18 de fevereiro e se estende até 6 de dezembro, mantendo o formato com fases eliminatórias ao longo do ano.
A Série B do Brasileirão começa em 21 de março e vai até 28 de novembro. As Séries C e D iniciam em 5 de abril, com encerramento em 25 de outubro (C) e 13 de setembro (D).
Outra competição prevista no calendário é a Copa Sul-Sudeste, entre 25 de março e 7 de junho. Sem disputar competições continentais no ano, o Inter tem a possibilidade de disputar o torneio, mas também pode optar por não participar.
Nível internacional
No cenário continental, a Libertadores ocorre de 18 de fevereiro a 28 de novembro e não contará com clubes gaúchos em 2026. A última vez que a competição foi disputada sem representantes do Rio Grande do Sul foi em 2008.
A Recopa Sul-Americana, entre Flamengo e Lanús-ARG, será disputada em dois jogos, nos dias 18 e 25 de fevereiro.
A Copa Sul-Americana começa em 8 de abril e termina em 21 de novembro, com o Grêmio sendo o único clube gaúcho na competição.
O principal evento do calendário internacional será a Copa do Mundo, de 11 de junho a 19 de julho, a primeira da história com 48 seleções. O torneio será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Encerrando o ano, a Copa Intercontinental está programada para o período de 9 a 16 de dezembro, e apenas contará com um time brasileiro caso o vencedor da Libertadores de 2026 seja do país.
Cronograma
- GAUCHÃO
- 11 de janeiro a 8 de março
- SUPERCOPA DO BRASIL
- 24 de janeiro
- BRASILEIRÃO
- 28 de janeiro a 2 de dezembro
- COPA DO BRASIL
- 18 de fevereiro a 6 de dezembro
- LIBERTADORES
- 18 de fevereiro a 28 de novembro
- RECOPA SUL-AMERICANA
- 18 e 25 de fevereiro
- BRASILEIRÃO SÉRIE B
- 21 de março a 28 de novembro
- COPA SUL-SUDESTE
- 25 de março a 7 de junho
- BRASILEIRÃO SÉRIE C & D
- 5 de abril a 25/10 & 13/09
- COPA SUL-AMERICANA
- 8 de abril a 21 de novembro
- COPA FGF
- 6 de maio a 29 de julho
- COPA DO MUNDO
- 11 de junho a 19 de julho
- DIVISÃO DE ACESSO
- 2 de agosto e 31 de outubro
- TERCEIRONA GAÚCHA
- 6 de setembro a 29 de novembro
- COPA INTERCONTINENTAL
- 9 a 16 de dezembro
- 9 a 16 de dezembro