Hamilton Mourão, senador eleito, diz que pesquisas não estavam correspondendo à realidade

Denzel Valiente

Hamilton Mourão, senador eleito, diz que pesquisas não estavam correspondendo à realidade
Eleito senador pelo Rio Grande do Sul com 44% dos votos, Hamilton Mourão (Republicanos) participou do programa CDN Entrevista, da CDN, nesta segunda-feira (10). Ele agradeceu aos eleitores pela escolha e disse que trabalhará com responsabilidade. Defendeu propostas como reforma tributária, mudanças do STF e falou sobre pesquisas eleitorais.

Ele também atribuiu a eleição ao Senado pelo contato que teve com os gaúchos ao longo dos últimos anos, enquanto vice-presidente da República, pelas propostas e pelo alinhamento com o governo Bolsonaro. Além do auxílio que recebeu da Comandante Nádia, que as vésperas da eleição retirou sua candidatura para apoia-lo.

Pontuando ao longo do primeiro turno como terceiro colocado na corrida ao Senado, Mourão chegou a ultrapassar a candidata Ana Amélia Lemos (PSD) na última pesquisa antes da eleição. Indo para o domingo (2), como segundo colocado na intenção de votos, ele virou o placar e venceu com 2.593.294 votos, contra 2.225.458 de Olívio Dutra (PT).

– A gente observava que as pesquisas não estavam correspondendo à realidade das ruas. Eu fiz uma campanha muito forte de rua, andei pelas nossas cidades. Não fui a aqueles eventos fechados. Ao longo desse período eu tive que ir e vir de Brasília e usando aeronaves comerciais eu via a receptividade. A gente tem que acreditar, sustentar a posição – afirmou o general.

Sobre as urnas eletrônicas, que foram criticadas por parte do eleitorado, ele disse ter a mesma confiança que a maior parte da população. Já sobre a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Mourão destacou o que chamou de “protagonismo além do necessário”. Também defendeu a limitação do mandado para os magistrados, e do poder de tomada de decisões monocráticas. Além do impeachment para ministros que tenham realizado possíveis crimes de responsabilidade.

– O equilíbrio e harmonia entre os poderes é fundamental para o sistema democrático. Para que isso funcione cada poder tem sua forma de manter alinhado um ao outro. Isso vem falhando, o STF tem tido um protagonismo além do necessário e isso tem que ser avaliado dentro do Congresso, principalmente dentro do Senado.

Sobre suas propostas, o senador eleito também defendeu a reforma tributária e a renegociação da dívida do Estado. Já para Santa Maria e região central do Rio Grande do Sul, falou sobre atrair investimentos para infraestrutura, agronegócio e a diminuição de impostos e do tamanho do Estado.

Ouça a entrevista completa de Hamilton Mourão para o programa CDN Entrevista em 10 de outubro de 2022.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Construção da rede de abastecimento de água da comunidade de Jaguarizinho, em Jaguari, terá início nesta segunda Anterior

Construção da rede de abastecimento de água da comunidade de Jaguarizinho, em Jaguari, terá início nesta segunda

Festa do Moranguinho e da Cuca de Agudo atrai visitantes e dá ênfase à produção local Próximo

Festa do Moranguinho e da Cuca de Agudo atrai visitantes e dá ênfase à produção local

Geral