O jovem Leonardo dos Passos Vicente, 20 anos, foi condenado nesta quarta-feira por júri popular a 14 anos de prisão em regime inicialmente fechado e sem direito de recorrer da decisão em liberdade. Conforme a denúncia do Ministério Público (MP), em agosto de 2013, Vicente matou Bruno Érico Teixeira da Silva, à época com 16 anos, por uma dívida de R$ 15 reais que a vítima teria com o pai do réu.
De acordo com o MP, por volta das 20h30min do dia 12 de agosto de 2013, Vicente teria ido até a casa da vítima, na Rua Irmão Jacinto, no bairro Nova Santa Marta, para cobrar uma dívida de R$ 15 que Silva teria com o pai de Vicente. O adolescente teria aberto a porta e dito que não tinha dinheiro. Ao se virar para retornar para o interior da residência, foi alvejado com cinco tiros.
O réu se defende e diz que agiu por legítima defesa. Vicente contou, em depoimento, que havia encontrado a namorada de Silva em uma festa e contou para ele, que não acreditou e passou a ameaçá-lo. A partir disso, o réu admitiu que passou a andar armado. No dia do fato, teria ido tirar satisfações da vítima, que teria ameaçado o pai de Vicente. Após uma discussão, houve uma troca de tiros, e a vítima acabou morrendo.
O réu está preso no Presídio Estadual de Santa Maria desde o crime.