Rota libera seis quilômetros de duplicação da RSC-287 em Tabaí

Rota libera seis quilômetros de duplicação da RSC-287 em Tabaí

Foto: Deni Zolin

Quem viajou de Santa Maria para Porto Alegre ou o litoral pela RSC-287 já encontrou mais um trecho de cinco quilômetros duplicado em Tabaí. Além dos três quilômetros do trecho urbano, que haviam sido entregues em agosto passado, com um ano de atraso, agora a Rota de Santa Maria concluiu as obras em seis quilômetros do trecho rural da rodovia, que foram antecipados. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp  

Na última terça, o tráfego já estava liberado nas duas pistas no sentido Santa Maria-Porto Alegre, enquanto no sentido oposto, os trabalhos estão prontos, segundo a concessionária, mas a Rota optou pela liberação parcial, em apenas uma das pistas. Havia cones bloqueando uma das pistas ao longo desses seis quilômetros, até o trevo de Taquari.
A concessionária afirmou que a entrega oficial do trecho duplicado deve ocorrer ao longo do mês de janeiro. Porém, não divulgou detalhes ainda dos planos de duplicações de trechos urbanos e rurais para 2026.


Vale lembrar que, pelo contrato da concessão, a Rota já deveria ter duplicado os trechos urbanos de Santa Maria, Paraíso do Sul, Novo Cabrais e Candelária. Devido às obras de reconstrução da rodovia por conta das enchentes, a Rota definirá um novo cronograma com o Estado. Porém, ainda não estão sendo reconstruídos os trechos destruídos pelas cheias em Candelária e Mariante, onde seguem operando desvios laterais estreitos.

Enquanto isso, a empresa segue com as obras das pontes do Arroio Grande, em Santa Maria, e do Arroio Barriga, entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais, que foram destruídas pela enxurrada em maio de 2024. As novas estruturas devem ficar prontas até o final de fevereiro, mas em dezembro passado, a Rota havia informado que, como ainda aguarda o pagamento de R$ 110 milhões do Fundo da Reconstrução gaúcha, o cronograma de entrega das pontes poderá atrasar.

O que está duplicado

  • Trecho urbano de Tabaí (km 28 a 30) – dois quilômetros
  •  Trecho rural de Tabaí (km 30 ao 36) – seis quilômetros
  • Trecho urbano de Santa Cruz do Sul – quatro quilômetros

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ano começa com tempo mais seco e queda nas temperaturas no Estado Anterior

Ano começa com tempo mais seco e queda nas temperaturas no Estado

Novo ano, nova vida: primeiro nascimento de 2026 é registrado em Santa Maria e outras notícias Próximo

Novo ano, nova vida: primeiro nascimento de 2026 é registrado em Santa Maria e outras notícias

Geral