Ministério da Saúde irá ofertar medicamento para casos leves de Covid-19 pelo SUS

Arianne Lima

Ministério da Saúde irá ofertar medicamento para casos leves de Covid-19 pelo SUS
Foto: Marcelo Oliveira (arquivo/Diário)

Conforme o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve contar com uma nova forma de tratamento contra a Covid-19 até o final do ano. Na sexta-feira, a pasta publicou, no Diário Oficial da União, a incorporação de um medicamento composto pelos antivirais Nirmatrelvir e Ritonavir, indicado para o tratamento de pacientes com quadro leves a moderados da Covid-19 e alto risco de complicações.

A recomendação foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Após a publicação do documento na sexta-feira, o Ministério da Saúde tem 180 dias para disponibilizar a tecnologia na rede pública.

No mês passado, a pasta incorporou o medicamento baricitinibe para casos graves da doença.

Hospital Regional começa a ofertar primeiros serviços de traumato-ortopedia nesta quarta-feira

COMO FUNCIONARÁ

O medicamento será administrado por via oral, sendo indicado para pacientes com coronavírus leve à moderada, não hospitalizados, que apresentam elevado risco de complicações e sem necessidade de uso de oxigênio suplementar. Os primeiros contemplados serão pacientes adultos imunocomprometidos ou com idade igual ou superior a 65 anos. O tratamento só deve ser utilizado em caso de teste positivo para Covid-19 e em até cinco dias após início dos sintomas.

O novo medicamento é resultante da combinação do Nirmatrelvir e do Ritonavir, dois antivirais utilizados em conjunto para o tratamento da SARS-CoV-2. O primeiro é uma molécula inibidora de uma importante enzima do SARS-CoV-2 e impede que o vírus se prolifere, tendo, assim, uma potente atividade contra o vírus da doença.

Já o Ritonavir, inibe a ação de uma enzima que degrada o Nirmatrelvir, colaborando para que o composto fique por mais tempo disponível na corrente sanguínea, o que potencializa a sua ação.

*com informações do Ministério da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Município gasta R$ 625 mil por mês com vagas para educação infantil na rede privada Anterior

Município gasta R$ 625 mil por mês com vagas para educação infantil na rede privada

IPE Saúde aperfeiçoa serviços de atendimento aos usuários Próximo

IPE Saúde aperfeiçoa serviços de atendimento aos usuários

Geral