Foto: Rian Lacerda (Diário)
O Rio Grande do Sul deve enfrentar condições severas de tempo entre sexta (7) e sábado (8) devido à formação de um ciclone extratropical. A previsão é da BaroClima, que alerta para chuva intensa, risco de alagamentos, queda de granizo e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em algumas regiões do Estado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O cenário começa a se desenhar já na madrugada de sexta, quando a instabilidade se intensifica sobre grande parte do território gaúcho. A região Metropolitana, o Litoral e as cidades próximas à Lagoa dos Patos devem ser as mais afetadas, com risco elevado tempestades e ventos de até 100km/h. Entre os municípios sob maior atenção estão Porto Alegre, Camaquã, Eldorado do Sul, Guaíba, Tapes, Mostardas, Cidreira, Capão da Canoa, São Lourenço do Sul e Gravataí.
Em Santa Maria, a chuva deve chegar ainda na madrugada de sexta, com volumes elevados e possibilidade de temporais acompanhados de granizo e muitos raios. O vento pode atingir até 80 km/h na região central, segundo o alerta.
Antes da virada no tempo, a quinta-feira (6) deve ter predomínio de sol e temperaturas agradáveis, com mínimas de até 12°C e máximas em torno de 24°C. A queda nas temperaturas já será percebida nesta quarta (5), com a entrada de uma massa de ar mais frio antecedendo a formação do sistema ciclônico.
O alerta é válido para todo o território gaúcho a partir da noite de quinta, com risco ampliado de tempestades severas na sexta-feira. Autoridades recomendam atenção redobrada a possíveis transtornos, especialmente em áreas propensas a alagamentos e ventos fortes.