Foto: Vinicius Becker (Diário)

Após um dia 25 marcado por chuvas intensas e transtornos em diversos municípios da região, a sexta-feira (26) deve ter redução significativa no volume de precipitação, conforme explicou o meteorologista Daniel Caetano.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
— Depois de um dia 25 bastante chuvoso na região, nós temos agora alguma variação de nebulosidade, mas a previsão de hoje é de um volume bem menor de chuva — afirmou.
Segundo ele, apesar de a instabilidade já estar prevista, os acumulados registrados superaram o que os modelos indicavam, com cidades registrando mais de 100 milímetros de chuva.
— Os modelos não estavam colocando todo esse volume de chuva. Nós tínhamos um tempo bastante instável previsto e não descartávamos pancadas, mas a área com acumulados elevados foi bem maior do que o esperado — explicou.
Caetano destacou que a chuva atingiu praticamente toda a região central do Estado, além do noroeste, em função da combinação entre calor e umidade, com áreas de instabilidade se formando na Argentina e avançando sobre o estado.
Rios seguem saturados, mas devem baixar
Sobre os rios que transbordaram, o meteorologista afirmou que muitos ainda permanecem com níveis elevados, mas a tendência é de normalização.
— Os rios ainda estão muito saturados em função das chuvas do dia 24 e do dia 25. Muitos ainda não voltaram à normalidade, mas como não teremos reposição dessas chuvas, eles tendem a voltar ao normal nas próximas horas — disse.
Ele explicou que a rápida elevação e posterior descida do nível dos rios está relacionada às mudanças ocorridas após a catástrofe climática de 2024.
— Muitos rios mudaram o curso, ficaram mais retos e, com isso, mais rápidos. A chuva cai na bacia e rapidamente escoa para o rio. Assim como sobe rápido, também desce rápido — detalhou.
Caetano também citou o assoreamento como um fator que facilita transbordamentos.
— Muitos rios ficaram mais rasos, o que torna mais fácil o transbordamento quando ocorre uma chuva mais intensa — acrescentou.
Previsão para hoje e fim de semana
Para esta sexta-feira, a previsão é de tempo sem chuva significativa.
— Para hoje, não há previsão de chuva. Se tiver alguma pancada, será leve. As temperaturas saem de 22°C e chegam a 27°C ou 28°C à tarde, com bastante variação de nebulosidade — disse.
No sábado, o calor ganha força.
— Para amanhã, seguimos com variação de nebulosidade, mas com o sol aparecendo mais, e a temperatura máxima prevista fica em torno de 35°C — afirmou.
Já no domingo, há previsão de chuva mais expressiva.
— No domingo, a gente já tem alguma previsão de chuva um pouco mais intensa, com os termômetros entre 23°C e 34°C — completou.
Próxima semana segue instável
Sobre os próximos dias, Caetano destacou que não há indicação de tempo firme prolongado.
— A próxima semana segue sendo uma semana bastante úmida e de tempo instável. Não temos eventos muito significativos previstos, mas as previsões ainda indicam bastante chuva na nossa região — explicou.
Para a virada do ano, a tendência é de volumes baixos.
— Entre o dia 31 e o dia 1º, os volumes de chuva previstos são muito baixos. Não consideramos um período de muita instabilidade — concluiu.