Foto: Bate Papo Atronômico
Um meteoro longo e de forte brilho cruzou o céu do Rio Grande do Sul no fim da madrugada desta segunda-feira (9). O fenômeno foi registrado às 5h09min pelo Observatório do Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria, na direção oeste da cidade. Fabrício Colvero, diretor-executivo do projeto Bate-Papo Astronômico explicou que uma passagem deste tipo não é vista com frequência.
- Desde que as nossas estações estão aqui, desde 2021, meteoros desta extensão, podemos dizer que tivemos entre 10 e 15 registros. E é bem normal a gente ficar sem ter registros deste tipo de meteoro - explicou.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsAp
O mesmo evento também foi captado pelo Clube de Astronomia do Campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Os dois observatórios integram a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, responsável pelo acompanhamento e registro da entrada desses corpos na atmosfera terrestre. Colvero ainda explicou que a captação do meteoro se tornou ainda mais rara por conta de ter sido captada pela câmera voltada para visualização de raios.
- Essa câmera não é de alta sensibilidade, mas o meteoro se destacou tanto pelo seu brilho e extensão, que acabou aparecendo nessa câmera- finalizou.
- Com chuvas isoladas e regiões secas, milho tem perdas, e soja está ameaçada
- Semana começa com tempo seco e calor em Santa Maria; chuva é esperada no Carnaval
As imagens chamam atenção pelo brilho intenso e pelo extenso rastro luminoso, que ocupa grande parte do campo de visão da câmera instalada em Santa Maria. De acordo com o Bate Papo Astronômico, o meteoro foi completamente consumido durante a passagem pela atmosfera, sem oferecer qualquer risco à população.