Foto: Manuela Balzan (arquivo/ Diário)
Morreu, na madrugada desta quarta-feira, Manfred Ronald Worlitschek, de 60 anos. Nascido na Alemanha e há 30 anos morador de Santa Maria, Manfred deixa um enorme legado na comunidade. Único fabricante de órgãos de tubos no Brasil, Manfred era também membro da direção geral dos Irmãos de Maria e assessor da Juventude Masculina de Schoenstatt.
Manfred nasceu em Karlsruhe, na Alemanha, em 1958. Desde cedo demonstrava habilidades em diversas áreas - com 15 anos, fez todos os móveis da casa da família. Descobriu a profissão de organeiro, que levou para a vida inteira, na juventude, através de um livro de profissões tradicional na Alemanha.
A construção de órgãos de tubo, um instrumento secular e muito usado em igrejas, congregava as múltiplas habilidades, como cálculo, música, acústica e marcenaria, de que tanto gostava. Pode até não parecer, mas Manfred alimentava um espírito aventureiro. Um espírito que o levou, aos 30 anos de idade, a partir para o Brasil, sem conhecer a língua e nem o local para onde estava indo. Se instalou em Santa Maria, onde passou a trabalhar em uma marcenaria que fabrica móveis planejados. Logo buscou se inserir no mercado de órgãos de tubos, que, no Brasil, era praticamente inexistente.
Além dos órgãos, realizava diversos outros trabalhos em madeira, geralmente ligados à atividades religiosas. Manfred estava à frente do projeto chamado Amigos do Órgão de Tubos (ADOT), que objetivava a construção de um órgão de tubos para a Catedral de Santa Maria. Também participava ativamente do Movimento de Schoenstatt, era membro da direção geral dos Irmãos de Maria e assessor da Juventude Masculina de Schoenstatt.
Manfred partiu sem deixar esposa e nem filhos, mas seu legado ainda vai permanecer por aqui durante muito tempo, tanto pelas amizades e o trabalho realizado na comunidade, quanto pelos órgãos de tubo que construiu durante a vida, que, por séculos, continuarão ecoando por diversas igrejas do país.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
O velório de Manfred acontece no Santuário de Schoenstatt. A missa de corpo presente será nesta quinta-feira, às 9h, na Capela Tabor, seguida do sepultamento no cemitério das Irmãs de Maria.
*Colaborou Felipe Backes