Em menos de duas semanas, 20 contêineres já foram incendiados em Santa Maria

Em menos de duas semanas, 20 contêineres já foram incendiados em Santa Maria

Foto: CIOSP/Prefeitura de Santa Maria (Divulgação)

Cinco contêineres de resíduos foram incendiados na noite de domingo (11) na Rua Euclides da Cunha, em Santa Maria. A ocorrência foi registrada por volta das 19h20min, quando a Guarda Municipal da Secretaria de Segurança e Ordem Pública foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) 153 para averiguar focos de incêndio. O Corpo de Bombeiros atuou no combate às chamas e conseguiu extinguir o fogo. Ainda conforme a administração municipal, a média é de 10 contêineres incendiados por mês, mas, entre os dias 1º e 12 de janeiro, o número chegou a aproximadamente 20 casos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Ao chegar ao local, as equipes constataram que cinco contêineres estavam em chamas, sendo dois nas proximidades da rótula da via e outros três no trecho entre a Rua Euclides da Cunha e a Rua Major Duarte. Imagens do sistema de videomonitoramento registraram parte da ação, e fotos dos danos foram feitas para documentação. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.


Segundo a prefeitura, todos os contêineres danificados já foram substituídos pela empresa Conesul, responsável pela coleta conteinerizada no município. O vandalismo, como incêndios em contêineres, já é considerado no processo de licitação do serviço. Cada contêiner novo custa cerca de R$ 15 mil, e o município paga à empresa, em média, o equivalente a um contêiner por mês para manutenção. 


Os reparos variam conforme o grau dos danos. Consertos leves, como pintura, são realizados em Santa Maria. Já os contêineres com danos estruturais mais severos precisam ser encaminhados à central de reparos pesados da empresa, localizada em Santa Cruz do Sul. Em relação ao comportamento do fogo, a Prefeitura explica que, quando o contêiner está bem fechado, as chamas tendem a ser mais contidas. No entanto, se a tampa estiver aberta e houver resíduos inflamáveis, pode ocorrer a perda total do equipamento.


A prefeitura reforça que atos de vandalismo comprometem a prestação dos serviços públicos e geram prejuízos ao município. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Ciosp 153. Também está disponível o serviço S.O.S. Contêiner, que funciona via WhatsApp e pode ser acessado pelo QR Code fixado nos próprios coletores. O número para contato é 55 9 9112-2826, canal pelo qual a população pode solicitar limpeza externa, como lixo espalhado, piso sujo ou manutenção dos equipamentos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem morre após ataque de abelhas no Noroeste do Estado Anterior

Homem morre após ataque de abelhas no Noroeste do Estado

Homem é preso por suspeita de crime contra criança em cidade da região Próximo

Homem é preso por suspeita de crime contra criança em cidade da região

Polícia/Segurança