Esquema clandestino que desviava agrotóxicos gera prisões em Cruz Alta

Esquema clandestino que desviava agrotóxicos gera prisões em Cruz Alta

Foto: Brigada Militar (Divulgação)

A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) apreendeu na terça-feira (25) em Cruz Alta uma carga de agrotóxicos sem documentação, no que a polícia considera um esquema clandestino de armazenamento e distribuição irregular. A operação resultou em apreensões e pode levar a sanções administrativas e criminais. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 
De acordo com o grupo pilau, durante a fiscalização, equipes da Patram localizaram embalagens acondicionadas de forma irregular, sem registro oficial nem atestado de procedência. Os responsáveis foram presos em flagrante e o material apreendido foi recolhido para perícia e está sob responsabilidade da Polícia Civil. 

Segundo a Brigada Militar, a ação partiu de denúncias enviadas à Vigilância Sanitária local, que alertavam para a comercialização clandestina de agrotóxicos e risco à saúde pública.

Com a apreensão, a polícia conseguiu identificar a origem das embalagens: um posto de recebimento de embalagens de agrotóxicos localizado em Cruz Alta

O estabelecimento, que possui licença da Fepam, tem a responsabilidade de recolher o material entregue por produtores rurais e empresas e encaminhá-lo ao Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade encarregada do descarte ambientalmente adequado.

No entanto, um funcionário do posto desviava parte dessas cargas e as repassava de forma irregular ao grupo investigado. Segundo informações levantadas pela polícia, o esquema operava havia cerca de seis meses, período em que cerca de 18 cargas teriam sido vendidas de maneira ilegal.

A investigação prossegue para identificar responsáveis e verificar a dimensão do esquema.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acidente com caminhões deixa dois mortos na BR-290, em Vila Nova do Sul Anterior

Acidente com caminhões deixa dois mortos na BR-290, em Vila Nova do Sul

Militar é condenado a 12 anos de prisão por matar homem em situação de rua na Capital Próximo

Militar é condenado a 12 anos de prisão por matar homem em situação de rua na Capital

Polícia/Segurança