Governo do Rio Grande do Sul auxilia as vítimas do tornado no Paraná

Governo do Rio Grande do Sul auxilia as vítimas do tornado no Paraná

Foto: Dionatan Aristimunha/Sedes

As atividades de atendimento ao público pela equipe do Rio Grande do Sul enviada ao Paraná começaram nesta quarta-feira (12), em Rio Bonito do Iguaçu, município que teve cerca de 90% de sua estrutura destruída por um tornado. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O trabalho é coordenado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que mobilizou uma equipe técnica com quatro servidores, a unidade móvel do Cadastro Único e equipamentos de conectividade para apoiar as ações locais de assistência social.

A missão tem como objetivo auxiliar as equipes municipais no acolhimento das famílias atingidas e no funcionamento de abrigos temporários. Com a unidade móvel do Cadastro Único, será possível identificar e registrar as famílias afetadas, etapa essencial para o acesso a benefícios e ao repasse de recursos dos programas estaduais e federais de assistência social.

Solidariedade entre Estados

Além disso, a Sedes encaminhou cinco antenas de internet via satélite e um técnico especializado em tecnologia para apoiar com serviços ainda comprometidos na região.

-Muitos equipamentos públicos também foram danificados, dificultando o atendimento à população. A unidade móvel, a conectividade e a experiência das nossas equipes podem fazer a diferença neste momento. Nós sabemos o que é atravessar situações tão difíceis e agora é hora de retribuir a ajuda que recebemos. O governador Eduardo Leite reiterou o compromisso do Estado em apoiar o Paraná neste momento de reconstrução - destacou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

Em maio de 2024, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, o Paraná enviou assistentes sociais para apoiar o atendimento nos municípios atingidos. Agora, o governo retribui o gesto de solidariedade, reforçando a cooperação entre os dois Estados no enfrentamento de situações de calamidade.


Com informações Governo do Estado

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MP recorre de decisão que concedeu liberdade a professora acusada de maus-tratos na Serra Gaúcha Anterior

MP recorre de decisão que concedeu liberdade a professora acusada de maus-tratos na Serra Gaúcha

Incêndio atinge casa na Zona Urbana de Santa Maria e mobiliza bombeiros pela segunda vez na semana Próximo

Incêndio atinge casa na Zona Urbana de Santa Maria e mobiliza bombeiros pela segunda vez na semana

Polícia/Segurança