Governo do RS cria comitê para combater risco de bebidas adulteradas com metanol

Governo do RS cria comitê para combater risco de bebidas adulteradas com metanol

Foto: Leonardo Ambrosio/Ascom IGP

O governador Eduardo Leite (PSD) determinou, na sexta-feira (3), a criação de um comitê intersecretarial para acompanhar de forma intensiva possíveis casos de bebidas adulteradas com metanol no Rio Grande do Sul. Conforme divulgado pelo Governo do Estado, a medida envolve as secretarias da Saúde, da Segurança Pública e da Agricultura, além de órgãos como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Polícia Civil (PC), a Brigada Militar (BM) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).


Segundo o governador, o objetivo é garantir uma resposta rápida caso haja notificações de intoxicação.


- Ainda que não haja nenhum caso suspeito no Rio Grande do Sul, nosso governo está atento e já tomando medidas preventivas. Queremos dar tranquilidade à população e ao setor de bares e restaurantes. Seguiremos vigilantes e preparados para apoiar esse segmento, sempre com prioridade à saúde e à segurança de todos — destacou o governador Eduardo Leite.


​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp



A Secretaria da Saúde deve publicar, na próxima segunda-feira (6), uma nota orientativa para a rede hospitalar e unidades de atendimento de urgência.


– Nosso foco é prevenir, proteger e assistir a população. Estamos nos preparando não apenas para orientar, mas também para atender eventuais casos de intoxicação, caso ocorram – reforçou a secretária de saúde Arita Bergmann.


Na esfera da Segurança Pública, o secretário Sandro Caron determinou atenção redobrada das forças policiais sobre a comercialização de bebidas alcoólicas no Estado.


– Estamos monitorando a situação com a Brigada Militar, a Polícia Civil e o IGP. A adulteração compromete a economia e a saúde da população, sendo um ato criminoso que exige uma resposta dura e firme dos órgãos policiais – afirmou Caron.


Até o momento, nenhum caso de intoxicação foi registrado no Estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

BMW colide em veículos que estavam estacionados no Centro de Santa Maria Anterior

BMW colide em veículos que estavam estacionados no Centro de Santa Maria

Brigada Militar prende homem por furto de fios de cobre em Santa Maria Próximo

Brigada Militar prende homem por furto de fios de cobre em Santa Maria

Polícia/Segurança