Grupo que expulsava moradores de casa e usava locais como ponto de tráfico é alvo de operação em Santa Maria

Grupo que expulsava moradores de casa e usava locais como ponto de tráfico é alvo de operação em Santa Maria

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Armas e munições apreendidas durante a operação desta sexta-feira. Ação resultou em um homem preso e um adolescente apreendido

Um homem de 44 anos foi preso e um adolescente de 16 foi apreendido durante a Operação Retomada 2, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (17), em Santa Maria. O menor estava em posse de uma pistola calibre 9 milímetros e grande quantidade de munição calibre 32. Segundo a polícia, ele possui antecedentes por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e homicídio.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A ofensiva investiga um grupo suspeito de praticar extorsão, coagindo moradores a abandonarem suas residências para que os imóveis fossem utilizados como pontos de tráfico de drogas. As casas estão localizadas na região leste do município. De acordo com as investigações, ao menos 30 famílias já registraram ocorrências relatando esse tipo de coação.

Coordenada pela 4ª Delegacia de Polícia, a operação teve como alvo áreas como os residenciais Leonel Brizola, Zilda Arns e Dom Ivo Lorscheiter, além da Vila Maringá. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão preventiva e dois mandados de internação.

Conforme o delegado Antônio Firmino de Freitas Neto, titular da 4ª Delegacia de Polícia, quatro investigados já estavam presos, com idades entre 19 e 28 anos. Três deles estão na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), e um no sistema prisional de Dourados (MS).

A ação mobilizou 35 policiais civis e contou com o uso de 13 viaturas. Participaram equipes das delegacias de Combate à Intolerância (DPICOI), de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e da Mulher (Deam), além de outras DPs da cidade, de Itaara e Silveira Martins.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem recebe encomenda com quase cinco quilos de maconha e acaba presa no centro de Santa Maria Anterior

Jovem recebe encomenda com quase cinco quilos de maconha e acaba presa no centro de Santa Maria

Obras, fiscalização e orientações: o que você precisa saber antes de pegar a estrada no feriadão Próximo

Obras, fiscalização e orientações: o que você precisa saber antes de pegar a estrada no feriadão

Polícia/Segurança