Foto: Ibama (Divulgação)
O Ibama reforça que todas as informações oficiais sobre concursos e processos seletivos são divulgadas exclusivamente em seu site institucional.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu um alerta à população sobre a ocorrência de golpes virtuais que utilizam indevidamente o nome da autarquia para divulgar supostos concursos públicos e processos seletivos.
Conforme o órgão, criminosos têm anunciado falsas seleções em redes sociais e sites fraudulentos, direcionando os interessados a links que simulam páginas de inscrição ou de pagamento, com o objetivo de obter dados pessoais ou desviar valores pagos pelas vítimas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Ibama reforça que todas as informações oficiais sobre concursos e processos seletivos são divulgadas exclusivamente em seu site institucional, por meio de notas oficiais ou na página permanente de concursos, quando existentes. Em muitos casos, essas informações também são replicadas nos perfis oficiais do Instituto nas redes sociais.
O alerta vale ainda para comunicações falsas sobre pedidos de recadastramento, atualização cadastral ou prestação de informações, quando feitas por meio de canais não oficiais. A orientação é sempre desconfiar de links externos e confirmar as informações diretamente nos canais oficiais do governo.
Alertas e orientações do Ibama
- Verificar se há edital oficialmente publicado;
- Desconfiar de sites que cobram taxas sem apresentar documentos oficiais;
- Evitar clicar em anúncios patrocinados sem checar a origem;
- Confirmar informações diretamente nos canais oficiais do Ibama e do governo federal.
Caso o cidadão tenha sido vítima de golpe virtual, o Ibama orienta que seja registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil do respectivo estado.