Identificado santa-mariense que morreu eletrocutado em praia de Santa Catarina

Identificado santa-mariense que morreu eletrocutado em praia de Santa Catarina

Foto: Arquivo Pessoal (Divulgação)

Foi identificado como Guilherme Rauber, o ciclista de 30 anos, natural de Santa Maria, que morreu na tarde de sexta-feira (23), após ser eletrocutado por um cabo energizado em Florianópolis, Santa Catarina. O acidente aconteceu na Avenida que liga a Lagoa da Conceição à Praia da Joaquina, quando um cabo de telecomunicações, que caiu de um poste devido ao vento, atingiu o ciclista.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo informações divulgadas pelo site NSC, o ciclista estava pedalando pela avenida no momento do acidente. Após o impacto, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e tentaram reanimar Rauber, mas ele não resistiu aos ferimentos e foi confirmado o óbito no local. O primeiro atendimento foi realizado por uma viatura da Polícia Militar que passava pelo local, e os guardas-vidas que estavam na praia também auxiliaram realizando manobras de reanimação. Um helicóptero foi acionado e chegou em seguida, mas infelizmente o ciclista morreu.

A Celesc, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Santa Catarina  informou que o fio que se rompeu era um cabo de telecomunicações e que a rede elétrica da companhia não apresentou rompimentos. A empresa apura a qual operadora o cabo pertence.


Nota da Celesc

A Celesc lamenta profundamente o acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira, 23 de janeiro, na via que dá acesso à Praia da Joaquina, em Florianópolis, que resultou no falecimento de um ciclista.

De acordo com as informações técnicas preliminares apuradas no local, o acidente envolveu um cabo de telecomunicações rompido e lançado sobre a rede elétrica de média tensão. A rede elétrica da Celesc não estava partida. A companhia está atualmente tentando identificar a qual empresa de telecomunicações o cabo rompido pertence.

A distribuidora de energia esclarece que os cabos de telecomunicações (telefonia, internet e TV a cabo) não fazem parte da rede elétrica e pertencem às empresas de telefonia. Essas estruturas utilizam os postes mediante contrato de compartilhamento, sendo responsabilidade das empresas de telecomunicações a instalação, manutenção, organização e retirada desses cabos, conforme normas técnicas e legislação vigente.

Visando a prevenção, a Celesc atua de forma contínua na fiscalização do uso dos postes, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e as empresas de telecomunicações. Desde o início dessa parceria, em julho de 2024, já foram retiradas cerca de 26 toneladas de cabos apenas na Capital. Em todo o estado de Santa Catarina, em 2025, a Celesc retirou aproximadamente 150 toneladas de fiação de telecomunicações fora de uso.

A Celesc permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com as apurações e se solidariza com os familiares e amigos da vítima.


Além disso, o Combinado Bar e Costelaria, onde Rauber trabalhava, emitiu uma nota de pesar lamentando sua perda:

Hoje nos despedimos de alguém que marcou a nossa história. Guilherme foi mais do que um parceiro do Combinado, foi presença, foi construção, foi parte essencial do caminho que trilhamos.

Sua dedicação, parceria e a forma genuína com que se fazia presente deixaram marcas que o tempo não apaga. Guilherme contribuiu não apenas com trabalho, mas com energia, ideias e momentos que permanecerão vivos na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Nos solidarizamos com a família, amigos e todos que sentem essa perda tão profunda. Que seu legado siga vivo em cada história compartilhada, em cada lembrança e em tudo o que ajudou a construir.

Descanse em paz, Guilherme. Nossa gratidão e o respeito eternos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Família faz vaquinha online para custear translado de santa-mariense morto eletrocutado em Santa Catarina Anterior

Família faz vaquinha online para custear translado de santa-mariense morto eletrocutado em Santa Catarina

Ciclista de Santa Maria morre ao ser atingido por fio energizado em praia catarinense Próximo

Ciclista de Santa Maria morre ao ser atingido por fio energizado em praia catarinense

Polícia/Segurança