Foto: Policia Cívil
Ação foi realizada em diversos pontos de Santa Maria
A Polícia Civil de Santa Maria realizou, nesta quinta-feira (11), a Operação Libertus, voltada ao combate de maus-tratos a animais no município. A ação foi conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia, por meio do Cartório de Proteção aos Animais, e resultou na inspeção de 35 denúncias.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A operação teve como objetivo verificar situações de maus-tratos, orientar tutores sobre as cinco liberdades do bem-estar animal e reunir provas para inquéritos já em andamento. As visitas abrangeram diferentes regiões da cidade.
Nos casos em que foram constatados maus-tratos ou negligência, os tutores receberam orientações para corrigir a situação dos animais. Não houve prisões em flagrante, pois em algumas residências os responsáveis não estavam no local no momento da fiscalização.
- Idoso morre após ataque de pitbulls no interior do Estado
- VÍDEO: Após ameaçar pessoas, dupla foge com carro na contramão, bate em muro de escola e põe fogo no veículo em Santa Maria
Também não houve apreensões de animais, já que não havia espaço disponível para abrigá-los. Segundo a Polícia Civil, organizações não governamentais e voluntários estão sendo contatados para possíveis adoções.
A ação foi coordenada pelo delegado Carlos Alberto Dias Gonçalves e contou com apoio de outras delegacias da cidade. A operação também envolveu 10 veterinários do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e profissionais da prefeitura.