Queda de avião no Pantanal deixa quatro mortos em Mato Grosso do Sul

Queda de avião no Pantanal deixa quatro mortos em Mato Grosso do Sul

Foto: Polícia Civil MS (Divulgação)

Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte, na noite de terça-feira (23), em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Conforme informações da CNN Brasil, entre as vítimas estão o arquiteto chinês Kongjian Yu, referência mundial em urbanismo ecológico, e o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, também morreram no acidente o documentarista Rubens Crispim Júnior e o piloto da aeronave Marcelo Pereira de Barros.


Luiz Ferraz e Rubens Crispim estavam no Pantanal para as gravações do documentário Planeta Esponja, juntamente com o professor Kongjian Yu, da Universidade de Pequim.


O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h10min. Após os trabalhos das polícias, as vítimas foram retiradas das ferragens e encaminhadas para a Polícia Civil e a funerária. A operação de busca e resgate durou cerca de nove horas, devido à distância e às dificuldades de acesso ao local.


Conforme a corporação, o acidente ocorreu no momento em que a aeronave tentava o pouso em uma fazenda. As causas ainda são investigadas.


Investigação


A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a aeronave, de matrícula PT-BAN, caiu em área rural do município. Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), ligado ao Cenipa, foram acionados para coletar dados e apurar as circunstâncias da queda.


De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava registrado em nome do piloto Marcelo Pereira de Barros. A situação de aeronavegabilidade era considerada normal, mas a aeronave não tinha autorização para táxi aéreo.


A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e da Delegacia de Polícia de Aquidauana, também esteve no local. Equipes de peritos criminais realizaram levantamentos preliminares e os procedimentos de praxe.


As vítimas


O arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu, criador do conceito de “Cidade Esponja”, estava no Brasil após participar da Conferência Internacional CAU 2025, em Brasília. O conceito é adotado como política nacional na China e propõe soluções verdes para a gestão da água e resiliência climática. Yu fundou a Turenscape, empresa de projetos urbanos presente em mais de 250 cidades ao redor do mundo.


O cineasta Luiz Fernando Ferraz era diretor e produtor na Olé Produções. Entre seus trabalhos mais recentes, está a direção da série da HBO Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicada ao Emmy Internacional.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ossadas humanas em lixão: prefeitura de Vila Nova do Sul apura se houve violação de sepulturas no cemitério do município Anterior

Ossadas humanas em lixão: prefeitura de Vila Nova do Sul apura se houve violação de sepulturas no cemitério do município

Operação da PF mira suspeito de armazenar imagens de violência sexual contra crianças em Caçapava do Sul Próximo

Operação da PF mira suspeito de armazenar imagens de violência sexual contra crianças em Caçapava do Sul

Polícia/Segurança