Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)
Rio Grande do Sul lidera o ranking de Estados com menor indice de roubo no Brasil
O Rio Grande do Sul registrou, em 2024, a menor taxa de roubo de celulares entre os Estados brasileiros, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento mostra 27,9 ocorrências a cada 100 mil habitantes, número inferior ao de 2023, quando a taxa havia sido de 31,5, o que representa queda de 11,5%.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Além da redução nos roubos, o Estado também apresentou queda nos registros de furtos de celulares. Em 2024, foram 106,2 ocorrências a cada 100 mil habitantes, a segunda menor taxa do país, atrás somente da Paraíba, que registrou 76,6. Em 2023, o índice no Rio Grande do Sul havia sido de 123,9, o que significa uma redução de 14,2% no período, a sexta maior do Brasil.
- Mulher de Cruz Alta sofre golpe após troca de conteúdo íntimo com homem em rede social
- "Somos Bolsonaro. Se estiver preso, onde estiver, seremos a voz dele", afirma deputado Cherini, presidente do PL no RS
O anuário explica que o roubo acontece quando há violência ou ameaça para subtração do bem, como em assaltos em via pública ou abordagens diretas à vítima.
Já o furto ocorre quando o objeto é levado sem contato direto, sem uso de violência, como quando um celular é retirado de um bolso ou bolsa sem que o dono perceba. Os dados do anuário são obtidos a partir de registros das Secretarias Estaduais de Segurança Pública.