data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Hospital São Vicente de Paulo (Divulgação)
Leitos já estão em uso desde quinta
A partir desta semana, Cruz Alta passa a contar com 30 leitos para o atendimento exclusivo de pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus. O funcionamento de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos clínicos no Hospital São Vicente de Paulo começou na tarde desta quinta-feira.
Paciente com suspeita de Covid-19 foge de hospital de São Gabriel
De acordo com a instituição, a ampliação faz parte do Plano de Contingência Hospitalar Covid19 do governo gaúcho. Inicialmente, o hospital contava somente com dois leitos de UTI e quatro clínicos, que serão desabilitados nos próximos dias.
Até a tarde desta sexta-feira, dois pacientes estavam internados na UTI - um com a confirmação do coronavírus e outro com a suspeita da doença - e outros quatro pacientes com suspeita de coronavírus, que ainda aguardam resultado, estavam internados nos leitos clínicos.
Na última terça-feira, uma portaria com a habilitação do funcionamento dos leitos de UTI foi publicada pelo Ministério da Saúde, que vai garantir o pagamento das diárias tanto em Cruz Alta quanto em Faxinal do Soturno e Santa Maria.
Estudo sobre coronavírus vai aplicar mais 500 testes rápidos em Santa Maria neste fim de semana
UNIDADE CORONAVÍRUS
Os novos leitos foram instalados na Unidade Santo Antônio, a antiga ala de pediatria. O local precisou passar por reformas e readequações, como substituição do forro e pintura.
Os equipamentos para a UTI, enviados pela Secretaria Estadual de Saúde, foram recebidos na última semana, e os kits contam com camas hospitalares, monitores, ventiladores pulmonares, bombas infusoras parenterais, bombas enterais, cardioverssores, eletrocardiógrafos e carros de parada.
Já para viabilizar os leitos clínicos, foram usadas estruturas que estavam em outras unidades, além de parcerias com empresas privadas e órgãos públicos.