Educação

Escola de Jaguari recebe a visita de poeta, historiador e músico

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Miguel Monte (Prefeitura, Divulgação) 

Músico João Damazio Cattelan, 85 anos, um dos mais renomados historiadores e poetas da região, tocou gaita para a criançada na Escola Municipal Tia Mana, em Jaguari

As crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil Tia Mana, em Jaguari, tiveram a oportunidade de manter contato com um dos mais renomados historiador, poeta e músico do município e da região. Acompanhado de sua gaita e de sua filha Elenice, João Damazio Cattelan visitou a escola e fez brilhar o olhar de cada criança atendida pelo educandário, que se constitui hoje em modelo para a região do Vale do Jaguari.

A visita do historiador, músico e poeta aos estudantes da Tia Mana faz parte de uma das atividades planejadas pelo Projeto A União Faz a Vida, que é desenvolvido em todas as escolas da rede municipal de ensino, numa parceria do município com o Sicredi Vale do Jaguari.

Biblioteca gaúcha em Jaguari ganha nome de poeta e historiador

Para a direção do educandário, receber João Damazio Cattelan, com seu carisma, paciência, humildade e exemplo de ser humano, foi um encantamento para os alunos da Tia Mana. No encontro com as crianças da escola municipal, João Damazio Cattelan tocou algumas músicas, emocionando tanto eles como os professores e direção da Tia Mana. 

QUEM É 
João Damazio, que tem 85 anos de idade, foi homenageado, durante a Semana Farroupilha, pelo CTG Invernada do Chapadão, a primeira entidade tradicionalista do município. A Biblioteca Gaúcha foi batizada com o nome do poeta, escritor e historiador, que, aliás, é um dos doadores de muitos livros do acervo do espaço cultural. João Damazio ficou conhecido no meio artístico como autor de composições gravadas por diversos grupos musicais e artistas, entre eles Álvaro Feliciani e Grupo Legendas, Os Mateadores e Chiquito e Grupo Bordoneio. Foi vencedor da 4ª edição do Festival Tradicionalista de Mata e do concurso que escolheu o hino oficial do CTG Recanto de Tauras, de Erechim.

Projeto pode transformar parte do Recanto Maestro em área urbana

Em 2013, conquistou o troféu de Melhor Letra no 10º Canto dos Ervais, de Palmeira das Missões, com a composição "O Sentido da Palavra". É autor de diversos poemas e letras de música, algumas obras publicadas e a grande maioria no arquivo próprio. Costumeiramente, iniciava seus programas radiofônicos declamando seus próprios versos, compostos especialmente para cada edição.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Poeta radicado no Vale do Jaguari lança livro com poema sobre vítimas da Kiss

Polícia apreende drogas, armas e objetos furtados em Jaguari Próximo

Polícia apreende drogas, armas e objetos furtados em Jaguari

LEIA MAIS
jaguari