Foto: Beto Albert
A Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou, na sessão de terça-feira (8), uma comissão especial para tratar da possibilidade de implantar a tarifa zero no transporte coletivo da cidade. Autor da iniciativa, Tubias Callil (PL) disse que, hoje, a prefeitura subsidia o sistema, porém não há uma contrapartida aos usuários e que é preciso avançar nessa análise, independentemente da licitação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em sua manifestação, ele propôs no estudo, inicialmente, tarifa zero para professores, estudantes e domésticas, a partir do financiamento já feito pela prefeitura.
– Não se trata de ajudar empresários, trata-se de fazer com que o trabalhador pague uma passagem mais barata e justa – afirmou Tubias.
A comissão ficou constituída, além de Tubias, pelos parlamentares Givago Ribeiro (PSDB) e Helen Cabral (PT).
Parece que há um consenso que o tema do transporte, que vive uma crise no país, precisa ser enfrentado e que a licitação, apesar de importante por estabelecer regras mais claras e transparentes, não resolverá o problema do valor da passagem. O desafio é encontrar soluções viáveis, inclusive do ponto de vista financeiro do município.
Leia mais:
- Mudança no secretariado estadual acomoda tucanos e mantém base aliada unida
- "Um absurdo estarmos em 2025 e não termos os bloqueadores de celular dentro dos presídios", afirma Jorge Pozzobom, novo secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo
- Câmara de Santa Maria mantém corte de gratuidades; meia passagem para professores e domésticas não será mais vendida