Sobretaxa dos Estados Unidos trava carne brasileira

O decreto americano faz com que carga tributária total sobre a carne exportada pelo Brasil chegue a 76%. Isso é a soma da tarifa já existente mais a que entrou em vigor, ou seja, a alíquota atual de 26,4% mais os 50%, aponta a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec). Esse percentual inviabiliza a exportação e interrompe a estimativa de fechar o ano de 2025 com 400 mil toneladas embarcadas para os Estados Unidos. O Brasil exporta para mais de 150 países, mas para o volume esperado para este ano, e o produto específico, não existe nenhum mercado que absorva tudo, comenta Roberto Perosa, presidente da Abiec.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Da indústria para o consumidor

Os embarques projetados para os EUA, segundo principal mercado da carne brasileira, atrás apenas da China, representariam um crescimento de 74,6% na comparação com o negociado em 2024. E o que, à primeira vista parece um problema da indústria, pode vir parar no prato do consumidor brasileiro. 


Churrasco custará mais caro

Fora da lista de exceções, o setor de carnes reforça a importância do diálogo na tentativa de manter mercados abertos, pensando na estabilidade no mercado interno. E é aí que entra o seu churrasco. Diminuindo as exportações, em um primeiro momento, o preço tende a cair pela maior oferta. Porém, no médio prazo isso se converte em falta de rentabilidade ao pecuarista.  E o desestímulo à atividade resulta em ajuste na produção. Com oferta menor, a tendência é de preços maiores da carne.


Carne mais cara nos eua
O Brasil é responsável por 27% da carne bovina importada pelos EUA. As importações de carne moída brasileira de janeiro a maio dobraram em relação a igual período do ano passado. Porém, desde a imposição da tarifa, empresas de fastfood e lanchonetes nos EUA têm buscado fornecedores de carne bovina em outros países. Segundo Wesley Batista Filho, CEO da JBS USA, que processa cerca de um quarto da carne bovina dos EUA, importadores norte-americanos provavelmente recorrerão a outros países com grandes rebanhos bovinos, como a Austrália. O problema, explicou, é que a Austrália e outros países exportadores de carne não têm capacidade suficiente para substituir completamente o Brasil.


Imposto Territorial Rural
O prazo para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) já começou e vai até 30 de setembro. A declaração é obrigatória para os produtores rurais pessoa física e jurídica, proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores a qualquer título de imóvel rural. A exceção são os casos de imunidade ou isenção. A declaração deve ser realizada através do Programa Gerador da Declaração do ITR 2025, diretamente no site da Receita Federal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Daniele Araldi

POR

Daniele Araldi

Ovos: Brasil entre os maiores consumidores do mundo Anterior

Ovos: Brasil entre os maiores consumidores do mundo

Tarifas americanas e impacto no Brasil Próximo

Tarifas americanas e impacto no Brasil