Ainda em ritmo lento, duplicação da Travessia Urbana tem previsão de ser concluída até dezembro

Ainda em ritmo lento, duplicação da Travessia Urbana tem previsão de ser concluída até dezembro

Foto: Vinicius Becker (Diário)

As últimas três obras da duplicação dos 14,7 km da Travessia Urbana de Santa Maria seguem em ritmo lento, mas estão cada vez mais perto do final. No caso da tincheira (pista escavada abaixo do nível do solo) no Trevo da Uglione, que é a obra mais visível e local mais trancado da região, o consórcio contratado pelo Dnit está perto de concluir a terraplenagem nos 400 metros do início da BR-392, que vai da Uglione em direção a São Sepé. Os muros laterais de concreto estão prontos e estão sendo feitas as divisórias centrais e os últimos preparativos para, em breve, colocar o asfalto. 


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Já no outro lado da trincheira, do trevo em direção à Duque, as pedras já foram colocadas em parte do trecho e o Dnit vai fazer contenções laterais em um sistema diferente, com taludes feitos com tela e concreto – é menos demorado do que os muros de concreto com estacas cravadas, usados na outra parte da trincheira.

 
Na sexta (8), havia poucos operários trabalhando no local. A previsão do Dnit é concluir esses trabalhos e asfaltar as quatro pistas nos 800 metros da trincheira até dezembro. Quando for liberado o tráfego, se a promessa for cumprida, as carretas que descem de Itaara poderão passar pela trincheira e fazer a curva em direção a São Sepé e Rio Grande sem precisar parar, e no sentido inverso. Com isso, acabarão os longos congestionamentos na rotatória da Uglione, que passará a ser usada apenas para quem quiser entrar em Santa Maria ou fazer conversões e retornos.

 
As outras duas obras que ainda faltam ser concluídas são das passagens inferiores (túneis curtos abaixo da rodovia) da Urlândia e da Rua Capitão Vasco da Cunha.
No caso da Urlândia, as quatro pistas foram liberadas no 1º semestre, e os trabalhos se concentram agora na parte inferior, que vai ligar a Rua Orlando Fração com a Urlândia, passando por baixo da rodovia. Agora, estão sendo feitos os serviços de terraplenagem Em breve, será feita a base para asfaltar a pista.

 
Na passagem inferior da Vasco da Cunha, começaram a ser depositadas pedras para, em breve, começar a construção de muros laterais de gabião, que usa telas para segurar os aterros. Já na parte superior, as quatro pistas estão duplicadas e em uso.

 
Nas duas passagens inferiores, da Urlândia e Vasco da Cunha, a previsão atual do Dnit também é concluir as obras e liberar o tráfego até dezembro.

 
Outro trabalho que está previsto de ser feito até o final deste ano é a conclusão da iluminação nos locais previstos e a instalação de fiação aérea onde os cabos foram furtados. Até dezembro, a previsão é ligar tudo e entregar a iluminação da Travessia Urbana para o município fazer a manutenção. Hoje, isso é feito pelo Consórcio IP, que assumiu a iluminação em toda a cidade e fará futuras trocas de lâmpadas.

11 anos de obras
Se 100% da Travessia Urbana ficar pronta em dezembro, serão completados 11 anos de obras – a previsão inicial era de 3 anos – e devem ser gastos cerca de R$ 500 milhões. O valor inicial, lá em dezembro de 2014, quando a obra iniciou, era de R$ 309 milhões.

 
A maior parte da duplicação já está em uso há alguns anos, mas o maior gargalo até hoje é o da tranqueira no Trevo da Uglione por conta do longo atraso da obra.


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