A Unicred Ponto Capital, com matriz em Santa Maria, vai votar nesta segunda-feira (25) seu processo de fusão com a Unicred Premium, com sede em Lajeado, mas que tem 10 unidades também em Carazinho, Passo Fundo, Canoas e Porto Alegre. Se essa união for oficializada, a nova Unicred Capital Premium vai dobrar de tamanho. Hoje, a Unicred Ponto Capital tem 14 unidades de atendimento, espalhadas pelas regiões de Santa Maria, Cachoeira do Sul e Fronteira, além de filiais em Recife (PE), Caruaru (PE), Guaranhuns (PE, 2 unidades) e Petrolina (PE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o presidente da Unicred Ponto Capital, Flávio Jobim, essa fusão será importante para consolidação da cooperativa.
–A Unicred Ponto Capital tem 11,3 mil cooperados. E a Unicred Premium tem 10,5 mil. Então, vamos chegar a uma cooperativa de 22 mil associados, o que é um número significativo. A parte de capital, de estrutura de patrimônio de referência dobra e vamos ficar ativos administrativos totais de mais de R$ 2 bilhões. Isso nos levará a ser a segunda maior cooperativa do Sistema Unicred no Estado. Vamos ficar só atrás da Unicred de Porto Alegre, que incorporou o Rio de Janeiro e tem hoje 30 mil cooperados. Essa fusão vai nos dar solidez e tranquilidade para que a gente possa crescer com garantia, principalmente essa expansão que fizemos para o Nordeste. Entre 25 cooperativas do Sistema Unicred no Brasil, seremos a quinta maior – diz Jobim.
Após a assembleia desta segunda, o processo de fusão vai para análise do Banco Central, que tem 60 dias para dar o aval. Com a união, a nova cooperativa passará a ter 220 colaboradores e 24 unidades.
A Unicred é uma cooperativa de crédito que tem os mesmos serviços de um banco. A Ponto Capital iniciou em Santa Maria focada primeiramente apenas em médicas, mas há muitos anos abriu para todos os setores. Ela atende pessoas físicas e jurídicas de qualquer área. Já a Unicred Premium é focada nas áreas de saúde, engenharia e arquitetura, mas se a fusão for aprovada, passará a atender a qualquer setor. Além de vantagens aos associados nos serviços e aplicações, com retorno das sobras (lucro) aos associados, as cooperativas de crédito reinvestem seu dinheiro na própria região.