Apesar de o título de Venerável não ser tão popular quanto o de beato ou santo, a oficialização de João Luiz Pozzobon como Venerável é um fato importantíssimo para os católicos e também para Santa Maria e região. Até porque isso era esperado desde 1994, há 31 anos. O decreto do Vaticano de sexta cita o nome do diácono e de outros três veneráveis, além de 175 novos beatos. Como o 1º milagre atribuído a ele já está em análise no Vaticano, há boa chance de ele ser beatificado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Além do Vatican News, especializado em notícias da Igreja, vários sites de todo o Brasil destacaram o título do Diácono, que poderá ser o primeiro santo gaúcho. O padre Vitor Possetti, um dos responsáveis do processo do Diácono, explica o que muda na prática.
– Panfletos, materiais, livros, tudo tem autorização agora da Igreja para colocar Venerável Diácono João Luiz Pozzobon. Com respeito à devoção a ele, continua sendo uma devoção privada. As pessoas podem ter quadros e fotos em suas casas, ter santuários particulares em casa, pedir pela intercessão dele de forma privada ou em pequenos grupos. Isso pode ter. O que não pode ter ainda é o culto público em memória dele. Ou seja, não pode ter imagens dele dentro das igrejas ainda. Não se pode rezar dentro das missas ou celebrações públicas, como comunidade e igreja, pedindo pela intercessão do João Pozzobon. Isso não pode ser feito. Nesse sentido, ainda não é santo beatificado ou canonizado – disse.

“Quantas coisas bonitas a gente vê na vida do Pozzobon. Além da vida missionária, visitando tantos lugares, ele fundou a Vila Nobre da Caridade, com 14 casas para pessoas que não tinham onde morar. As três capelinhas das fronteiras entre as paróquias, mais de 40 ermidas colocadas em diferentes partes da região para as pessoas viveram em comunidade. É um homem que nos motiva muito. Pozzobon dizia: ‘Não olhem para João, olhem pelo que Deus está fazendo em João’. E como é que explica que um homem simples, que estudou até a 4ª série, e que a partir dele, o Espírito Santo atuando, e pela campanha da Mãe Peregrina, que alcança hoje mais de 100 países no mundo e mais de 200 mil imagens da Mãe Peregrina que entram no mundo todo. Só no Brasil, são mais de 120 mil imagens da Mãe Peregrina, mais de 3 milhões de famílias no Brasil que acolhem a visita da Mãe Peregrina. Hoje, as mensagens que recebi, a maioria veio de fora, de outros países. Recebi mensagens do Paraguai, Argentina, Alemanha, de tantos lugares que estão emocionados e felizes com essa notícia tão bonita.”
Padre Vitor Possetti