Oposição cobrará para que antecipação da duplicação da RSC-287 não seja só promessa

O anúncio de que o governo do Estado vai determinar a mudança do contrato e antecipar a duplicação da RSC-287 foi encarado como uma conquista da região, fruto da pressão de políticos e entidades, na avaliação do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

– Na verdade, nós entendemos que esta reunião foi importante. É um passo que aconteceu em função de toda mobilização desta região, de todas as lideranças, as autoridades. Lógico que o nosso comitê de acompanhamento permanente vai continuar absolutamente antenado para tudo o que foi prometido, foi gravado tudo o que o secretário Pedro Capeluppi disse publicamente na segunda-feira. Esperamos, sim, sinceramente que não seja uma promessa de campanha em ano eleitoral e, logicamente, se caso for só uma promessa e se não se concretizar, vai ficar muito mal para o governo. Ou seja, nós entendemos que foi um passo importante da mesma forma que valeu toda a pressão que a sociedade acompanhou para que pudéssemos iniciar a obra da ponte do Arroio Grande – avaliou Valdeci, que faz oposição ao governo Eduardo Leite (PSD).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O petista diz que a mobilização terá de seguir até que a duplicação realmente saia do papel. Pela promessa de Capeluppi, o governo do Estado vai determinar a inclusão no contrato de um novo prazo para duplicar o trecho de Santa Maria à Quarta Colônia (23 km) ou de Santa Maria a Novo Cabrais (74 km). Até agosto, os estudos vão definir qual será a nova data de duplicação desses trechos e qual será o custo, que poderá impactar em aumento da tarifa de pedágio. Pelo contrato atual, esses 74 km seriam duplicados somente entre os anos de 2040 e 2042. Já os 130 km entre Tabaí e Novo Cabrais devem ser asfaltados até 2030. Nesta terça, a Rota entregou os 6 km duplicados no trecho rural de Tabaí a Taquari. Outros 6 km dos trechos urbanos de Santa Cruz do Sul e Tabaí tinham sido entregues em setembro passado.

– Eu espero logicamente que isso possa acontecer, vamos continuar mobilizados, o nosso comitê de acompanhamento vai continuar a ter pronto, cobrando, acompanhando e logo ali depois de de agosto, quando eles prometeram de que isso tudo está pronto e que vão avaliar e apresentar para a comunidade, nós queremos estar muito presente. Pode ter certeza que este comitê vai continuar mobilizado e a nossa região tem que continuar a mobilizar. Tudo que foi ontem (segunda-feira), exposto e colocado para a comunidade, não é nenhuma nenhuma benesse do governo. Isso é fruto de uma grande pressão da nossa região e que eu acho que vai valeu a pena a unidade, vão continuar pressionando, cobrando e acompanhando – disse Valdeci.

Ano de eleição

Não sejamos ingênuos. Claro que parece ter sido uma grande vitória da região o Estado admitir pela primeira vez que vai pedir a antecipação da duplicação. Porém, não podemos esquecer que estamos em ano eleitoral. Só vendo a obra para crer. Por isso, a região precisa seguir mobilizada e não deixar o assunto cair no esquecimento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Feminicídios no Brasil triplicam em 10 anos e atingem 1.470 mortes em 2025 Anterior

Feminicídios no Brasil triplicam em 10 anos e atingem 1.470 mortes em 2025

Após pedido de antecipacão da obra, confira quando a duplicação da RSC-287 poderá sair do papel Próximo

Após pedido de antecipacão da obra, confira quando a duplicação da RSC-287 poderá sair do papel

Deni Zolin