Foto Eduardo Ramos, arquivo, 31/03/2023
O anúncio da venda do shopping Praça Nova Santa Maria para dois grupos mineiros causou muita surpresa em lojistas e empreendedores do centro comercial. Os novos donos do Praça Nova, os grupos SFA, de Belo Horizonte (MG), e Belmont, de Itabira (MG), já têm atuação na área de shoppings, mas negócios em várias outras áreas, desde extração de esmeraldas e areia, supermercados, criação de gado, loteamentos, hotéis e faculdades.
Shopping Praça Nova é vendido para outro grupo brasileiro
Base Aérea de Santa Maria não corre risco de fechamento e deve receber reforços, afirma comandante
Além disso, com a aquisição, haverá outra mudança no Praça Nova, que passará a ter uma nova empresa administrando o dia a dia do empreendimento a partir do dia 15 de outubro. Será a Argoplan, terceira maior administradora de shopping centers do Brasil, responsável pela gestão de 33 empreendimentos distribuídos em nove estados. No Estado do Rio de Janeiro, são 12 empreendimentos, sendo oito na capital, enquanto em São Paulo, são cinco, incluindo o Boavista Shopping, na capital paulista. Segundo fontes do setor, a Argoplan tem diretores com grande experiência no mercado e atuam para tentar fortalecer ainda mais as operações dos shoppings que assumem.
O Diário tentou contato com as empresas, mas ainda não obteve retorno. A partir das informações nos sites dos próprios grupos SFA e Belmont, é possível ter uma ideia de suas áreas de atuação no país.
Os novos donos
O Grupo SFA, com sede em Belo Horizonte, tem atuação em vários setores, mas na área de shoppings, tem sete empreendimentos, em cidades de Minas, Goiás, São Paulo e Pará, geridos pela SFA Malls. Além disso, tem atacarejos, como o Novo Atacarejo, em Pernambuco, loteamentos, hotéis e faculdades.
O outro comprador é o Grupo Belmont, com origem em Itabira (MG) e que tem várias empresas, com atividades na extração de esmeraldas (sendo uma das mais modernas e maiores do mundo), extração de area e brita, usinas de fabricação de concreto e criação de gado. Além disso, é dona da Belpar, que atua no mercado imobiliário, tendo construído um condomínio de luxo em Itabira (MG) e sendo sócia desde 1997 do Montes Claro Shopping, em Montes Claros (MG), em sociedade com o Grupo SFA.
O Grupo SFA, segundo o histórico no próprio site
"A nossa história inicia em março de 1954, na amada cidade de Santa Maria de Itabira, em Minas Gerais, onde começamos nossa jornada primeiramente no varejo, com os Supermercados Bretas.
Com muito trabalho e dedicação, os negócios foram se expandindo e, em 1986, ocorreu a troca na administração da empresa - sempre mantendo a trajetória com foco na ética e determinação dos seus fundadores.
Em 1987 foi inaugurada a filial no Vale do Aço em Minas Gerais e, 9 anos depois, em 1996, outras lojas foram abertas no Triângulo Mineiro.
Inaugurações seguiram ao longo dos anos. Com amor ao varejo, transparência e honestidade, nunca houve nada que impedisse o crescimento da empresa, que chegou ao título de 4ª maior empresa nacional de supermercados.
Em 1999, dá-se início à construção da sede própria na Cidade de Belo Horizonte.
Em outubro de 2010, a Rede Bretas de Supermercados, com total de 64 lojas, foi vendida ao grupo chileno Cencosud que, a partir desse momento, passou a administrar a marca.
Nesse mesmo ano de 2010, o GRUPO diversificou os seus negócios estando presente em vários Estados da Federação Brasileira e atuando em diferentes frentes.
Com crescimento contínuo, tendo vários outros empreendimentos em desenvolvimento em todo o Brasil, o GRUPO investe substancialmente na qualidade de suas operações, trazendo cada vez mais retorno financeiro para seus investidores e benefícios à população influenciada por seus negócios.
É por meio de uma história responsável, de profissionais altamente capacitados e de um perfil de administração altamente competitivo, que o GRUPO trilha um caminho sólido rumo ao posto dos maiores grupos investidores do Brasil.
SFA Malls
No site da SFA, consta que a empresa abriu os seguintes shoppings: em 1997, Montes Claros Shopping (Montes Claros - MG); em 2007, Shopping Rio Verde (Rio Verde - GO); em 2008, Pátio Central Shopping (Patos de Minas - MG); em 2011, Jatahy Shopping (Jataí - GO); em 2015, Eco Valle Shopping (Lorena - SP); em 2016; Shopping Jardim Norte (Juiz de Fora - MG); e em 2018, Shopping Serra Dourada (Altamira - PA)"
O Grupo Belmont, segundo o histórico no próprio site
"O Grupo Belmont teve sua origem em 1969, com a prestação serviços de transporte de carga, exclusivamente para a Companhia Vale do Rio Doce, em Itabira/MG.
Seu ciclo de expansão se intensificou em 1978, após a descoberta de uma jazida de esmeralda em uma das propriedades rurais da empresa, que investiu na exploração sustentável, com atuação em toda a cadeia, da mina ao mercado internacional, destacando-se a unidade industrial de extração e beneficiamento das gemas, considerada hoje a mais avançada do mundo no setor.
Na década de 1980, o Grupo iniciou as atividades em pecuária com gado leiteiro, mas reorientou sua produção e atualmente dedica-se à criação e comercialização de gado de corte no modelo intensivo, agregando recursos tecnológicos para a melhoria de produtividade.
No início dos anos 1990, o Grupo Belmont começou um forte investimento em construção, com a criação da Belmont Agregados, dedicada à extração e processamento de areia e brita, e a aquisição da Itamix, especializada na produção de concreto de forma mecanizada, padronizada e certificada. Somam atualmente duas pedreiras, um areal e quatro usinas de concreto na região.
O Grupo Belmont mantém participação no Montes Claros Shopping desde a sua fundação, em 1997. Este e outros empreendimentos são geridos pela Belpar, criada em 2001 para administrar ativos e investimentos no setor imobiliário, identificando as melhores oportunidades."
CONFIRA AQUI A NOTA DO PRAÇA NOVA EM QUE CONFIRMA A VENDA