Foto: Vinicius Becker
Equipe alvirrubra joga no gramado sintético do Macedão, em Caçapava do Sul, às 16h do domingo (14)

Está chegando a hora. Já são quase 30 dias de pré-temporada visando o Gauchão 2026 e o Inter-SM entrará em campo pela primeira vez no ano.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Quer dizer: campo não, porque é gramado sintético. Mas diante do sub-20 do Grêmio, neste domingo, às 16h, veremos o Alvirrubro, de Bruno Coutinho, novamente em ação depois da final da Divisão de Acesso, que terminou no final de agosto.
Por acompanhar diariamente os treinamentos, e com a chegada do lateral-esquerdo Otávio na última quarta-feira, posso afirmar: o elenco possui dois jogadores de qualidade por posição. No mínimo! Mais a gurizada da base que rouba a cena em diversas atividades e que conta com nomes que, apesar de jovens, são experientes em competições estaduais. Além disso, são 15 remanescentes do grupo anterior, o que me agrada. Já há um entrosamento e o tempo para todos se conhecerem pode ser menor.
Utilizando uma expressão do treinador Bruno Coutinho, o convite para atuar na grama sintética do Macedão, na cidade de Caçapava do Sul, “veio a calhar”.
A estreia do time santa-mariense no Gauchão de 2026 será no Passo D’Areia, casa do São José de Porto Alegre, que tem o mesmo tipo de piso. Aliás, o Inter-SM não tem nada a ver com o que vou dizer, mas é outro esporte, é um futebol society. Prova disso é que a própria chuteira do jogador muda: alguns preferem usar trava baixa (a chuteira de 7), no popular. Só que está na regra, e pode, então, essa eu perdi.
E a semana marca mais dois compromissos do Alvirrubro. A equipe disputará a Copa L4, um torneio amistoso que leva o nome de um patrocinador do São Luiz: na quinta-feira, às 20h, o duelo será contra o dono da casa; no sábado, a partida será contra o Avenida de Santa Cruz do Sul, às 18h. Os jogos serão no Estádio 19 de outubro.