Quatro dos principais partidos já lançaram seus pré-candidatos ao governo do Estado. No último final de semana, o MDB oficializou no sábado o vice-governador Gabriel Souza com o apoio do governador Eduardo Leite (PSD). E contou com a presença das principais lideranças do partido – os ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori e do prefeito da Capital, Sebastião Melo –, sinalizando para uma unidade depois do racha na eleição de 2022, e também do presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Também na presença de suas principais lideranças como ex-governador Olívio Dutra, o PT confirmou, no domingo, o atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Preto, e os dois pré-candidatos ao Senado: deputado federal Paulo Pimenta e a ex-deputada Manuela D’Ávila, que se filiará ao PSol no dia 9 dezembro. Antes de lançar a majoritária, o comando petista, liderado pelo deputado Valdeci Oliveira, precisou resolver o imbróglio sobre a disputa ao Senado, já que o senador Paulo Paim anunciou que não concorreria à reeleição e depois voltou atrás, embaralhando as articulações do PT e divergências internas. Mas, na véspera do encontro, o partido conseguiu aparar arestas com conversas. Paim desistiu da disputa, abrindo vaga para Pimenta, como queria o presidente Lula.
No mês de novembro, o PDT lançou a ex-deputada Juliana Brizola, neta do ex-governador Leonel Brizola. Nome do ex-presidente Jair Bolsonaro no Estado, o deputado federal Luciano Zucco (PL) foi o primeiro a se lançar pelo PL, ainda em julho, e já com aliança fechada com o Novo e os dois pré-candidatos ao Senado definidos: os deputados federais Ubiratan Sanderson (PL) e Marcel van Hattem (Novo). Dos principais partidos, só há indefinição do Progressistas, que poderá ser vice de Gabriel ou Zucco, embora o deputado federal e presidente da sigla, Covatti Filho, tenha colocado o nome como possível pré-candidato. E, ainda, há dúvida se o PDT conseguirá viabilizar a pré-candidatura de Juliana e costurar apoios.