Santa Maria lança o Arranjo Produtivo Municipal Têxtil como estratégia para desenvolver o setor

A formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) tem se consolidado como uma estratégia eficaz para a promoção do desenvolvimento econômico territorial, especialmente em contextos urbanos com vocações produtivas definidas. Nesse sentido, a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, lançou de forma oficial, recentemente, o Arranjo Produtivo Municipal (APM) Têxtil, iniciativa que tem o objetivo de fortalecer o setor por meio da articulação institucional e do fomento à competitividade.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Potencial estratégico

Com um parque produtivo que contabiliza mais de 200 CNPJs no segmento têxtil – incluindo microempreendedores individuais (MEIs) – o município identifica no setor um potencial estratégico para consolidação de um polo regional. A estruturação do APM Têxtil prevê a adoção de práticas de cooperação interempresarial, de estímulo à inovação incremental e a oferta de incentivos estruturados de acordo com diagnósticos setoriais. 


O arranjo será conduzido em articulação com diversos atores institucionais, entre eles, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), o Sebrae e o Senai. Esses parceiros atuarão no apoio à capacitação técnica, no desenvolvimento de soluções tecnológicas e no estímulo à governança colaborativa.


Ações que beneficiam a todos

Entre os objetivos estratégicos do APM Têxtil está a promoção da transferência de conhecimento e tecnologia, com ênfase na aproximação entre a produção científica das universidades e as demandas práticas das empresas participantes. A proposta também contempla a geração de empregos, o incremento da renda local e o fortalecimento da cadeia de valor ligadas à indústria têxtil. 


A iniciativa integra uma política pública mais ampla voltada à estruturação de arranjos produtivos locais em Santa Maria. Nos próximos meses, está previsto o lançamento do APM Metalmecânico, voltado a outro setor prioritário para a economia do município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Ronie Gabbi

POR

Ronie Gabbi

TAGS: Ronie Gabbi,
Classe Criativa e Economia Criativa: a nova força transformadora das cidades – o caso de Santa Maria Anterior

Classe Criativa e Economia Criativa: a nova força transformadora das cidades – o caso de Santa Maria

Vida em movimento: a inovação começa quando nos permitimos mudar Próximo

Vida em movimento: a inovação começa quando nos permitimos mudar

Ronie Gabbi