Uma longa viagem

Num certo dia, sem saber se estava entrando ou saindo de um sonho, me vi diante de uma longa estrada. Não era uma estrada comum. Havia diferentes paisagens, quadros enfileirados lado a lado, slides parados, filmes mudos representando mundos que se interligavam por lembranças, que, logo percebi, vinham de um tempo de criança. Retratos desta e de outras vidas, talvez, um de cada vez.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A caminhada era contínua, quando pensava em parar logo era empurrado por uma força que não via, mas que me fazia andar. Enquanto andava e olhava este filme que passava sem pausa, buscava compreender a causa, o início, o meio e o fim.

Tinha a sensação de estar sendo observado o tempo todo, mas não enxergava ninguém. Nas cenas que se renovavam, percebi que estava vendo a mim mesmo. As vezes caminhando firme, outras, a esmo. Olhava longe, mas não via horizonte, a estrada ia me levando por canhadas, rios, campos, serras e montes.

Minhas mágoas foram sendo levadas pelo vento, lavadas pelas águas cristalinas, limpando o passado e abrindo caminhos pela frente. Já podia ver as nuvens no céu como grandes telas que mostravam, agora com total clareza, cada cena do filme da minha vida.

Sorri, gargalhei, mas também chorei. Não segurei a emoção diante das diferentes imagens que se sucediam, que me sacudiam e aceleravam meu coração. Fiz uma oração, clamei por ajuda, se ela veio ou não, até hoje não sei.

Ainda guardo uma vaga lembrança desta incrível viagem, sem saber a decisão final deste juízo individual. O que sei é que o diretor continua me guiando, conferindo o roteiro traçado com o papel que estou desempenhando, e que me permite ir fazendo alterações, pelo livre arbítrio concedido.

Aprendi que as imagens em branco desta grande obra são as deixas para minhas decisões. Meus erros e acertos servirão para determinar novas oportunidades, de correção ou evolução, quando baixarem as cortinas do grande palco da vida terrena, no processo contínuo de aprendizagem. Agora e depois.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

Uma longa viagem Anterior

Uma longa viagem

As lições da Páscoa Próximo

As lições da Páscoa

LEIA MAIS