2024 tem sido um ano de conquista para a cantora gaúcha Raquel Tombesi, 32 anos. Morando desde janeiro de 2023 em Salvador, na Bahia, a artista foi anunciada recentemente como a nova vocalista da banda Cheiro de Amor. Em passagem pelo Rio Grande do Sul, Raquel esteve na sede do Grupo Diário e participou do programa Jogo de Cintura na tarde desta terça-feira (9).
Durante a atração comandada pela jornalista Fabiana Sparremberger, a artista falou sobre a carreira, a família e o show de estreia no comando da banda baiana, que está marcado para o próximo dia 21.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Carreira
Entre risada e brincadeiras com as participantes do Jogo de Cintura, Raquel relembrou o início da carreira musical em Santa Maria:
– Eu trabalhava em uma loja de comércio e uma amiga publicou um vídeo meu cantando no Facebook. Era uma música da Clarice Falcão. Não foi questão de viralizar, mas as pessoas começaram a me incentivar. Na época, eu tinha 24 anos e os artistas me convidaram para fazer participações em shows. Eles queriam saber se era realmente isso que eu queria, porque uma coisa é cantar em casa, outra é encarar o público com uma banda atrás para saber como vai ser a desenvoltura.
A artista, que tem técnico em Enfermagem, resolveu abandonar a área da saúde e apostar na música. Em busca de espaço na indústria sertaneja, Raquel lidou com o machismo e o preconceito.
– Quando eu comecei a cantar, as pessoas falaram tantas coisas. Na época, eu queria cantar sertanejo e ouvia que não podia, porque não tem mulheres no sertanejo. Eu recebia tanto “não”. Diziam até que o meu nome não soava bem. Eu fui duas vezes para Goiânia para ver como era o mercado (do sertanejo). Eu sou muito ambiciosa e gosto de almejar coisas. Quando eu comecei a cantar aqui, o que eu mais queria era estar entre as grandes atrações, como Sandro e Cícero, Léo Paim. Eu queria. Só que na medida em que se vai conquistando (espaço), você pergunta: “e agora?” E o Rio Grande do Sul é um pouco limitado com relação a música. Você pode trabalhar a vida inteira, porque tem muito evento, formatura e festa para fazer. Mas para quem tem essa inquietude, isso não é suficiente – explicou ela durante a entrevista.
Fã de Ivete Sangalo, Raquel resolveu dar um novo passo na carreira, mudando-se para Salvador em janeiro de 2023. Em maio do mesmo ano, começou a cantar em bares e boates. No carnaval de 2024, subiu no trio-elétrico com a banda Pimenta Nativa. Não demorou muito para uma nova oportunidade surgir.
– Foi tudo muito rápido. O convite para entrar na Pimenta Nativa ocorreu em julho do ano passado. Já era um teste para entrar no Cheiro. Na Pimenta, eu tive que trabalhar muito, porque o repertório era completamente diferente de tudo que eu fiz na vida. E agora, o repertório do Cheiro de Amor é gigantesco também. Cantar em trio elétrico 4 ou 5 horas exige muita música. Então, eu não tenho muito tempo para pensar – contou a artista, que hoje tem uma rotina de 6 horas de ensaio por dia.
Estreia
No próximo dia 21, Raquel fará o show de estreia como vocalista da banda Cheiro de Amor na Micareta da Feira de Santana, um dos maiores carnavais fora de época do país. Prestes a ocupar o posto que já foi de cantoras como Laurinha, Márcia Freire, Carla Visi, Alinne Rosa e Vina Calmon, a artista tem lidado com críticas.
– Temos que respeitar. São 40 anos de história e várias cantoras que passaram. Entre mulheres, tem esse comparativo. Então, até eles me conhecerem e entenderem quem eu sou, é isso. Normalmente, eu não dou bola, porque eu gosto de trabalhar e foco a minha energia nesta parte. Mas sei que até lá, vou ter que ouvir muita coisa – analisa Tombesi.
Família
A cantora gaúcha vive em Salvador com a filha Maria Flor, de apenas 3 anos. No perfil @raqueltombesi no Instagram, ele compartilha a rotina de trabalho e as descobertas da filha.
– Ela pega todos os bichinhos que pode. Gosta de caranguejo, polvo, etc. Ela está linda e gosta de morar lá, porque temos uma rotina diferente. Moramos bem perto da praia. Então, saímos à tardinha para andar por lá e ver os bichinhos. Ela gosta bastante – comenta ela, que veio para o Rio Grande do Sul comemorar o aniversário do namorado, o vereador Matheus Leão.