Concurso Ignez Sofia Vargas premia talentos da literatura infantil em Santa Maria

Concurso Ignez Sofia Vargas premia talentos da literatura infantil em Santa Maria

Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/Divulgação)

Imagem da história e ilustração vencedoras de 2025.

O talento literário e artístico santa-mariense ganhou novos destaques no XIII Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas, promovido pela Academia Santa-Mariense de Letras (ASL). A edição de 2025 consagrou como vencedora do texto a professora  do município, Caroline Leonhardt Romanowski, autora de “Uma Viagem no tempo: A cidade dos Dinossauros”, e como vencedora da ilustração a designer Luciana de Oliveira Minuzzi, que dará vida ao livro com suas criações visuais.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A entrega oficial das premiações será feita em um jantar festivo da ASL no dia 5 de dezembro, às 20h, em um restaurante de Santa Maria, quando também será lançado o livro vencedor. O 1º lugar de cada categoria receberá R$ 1,5 mil e 50 exemplares do livro editado. As menções honrosas terão direito a certificado de participação.


Histórias que encantam

A narrativa criada por Caroline, que também cursa doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi escolhida entre 25 textos inscritos. Segundo a comissão julgadora, a historinha se destacou pela criatividade, pelo envolvimento com o imaginário infantil e pela capacidade de despertar o interesse das crianças de 6 a 10 anos, público-alvo do concurso.


Além da obra vencedora, três textos receberam menções honrosas: O Sapo Cururu, de Alexandre Barin; Lia, a Fada que Guardava Silêncios, de Amarildo Luiz Trevisan; e Anna e os Amigos Fora da Tela, de Juliana Roveda Severgnini.


Em imagens 

Já na categoria Ilustração, a seleção também reuniu 25 inscritos, dos quais dez apresentaram propostas visuais para o livro vencedor. A comissão avaliadora elegeu como melhor trabalho o de Luciana, cujas ilustrações irão compor a edição impressa da historinha campeã. As menções honrosas ficaram com Matheus Streit Giardin e Cícero Schneider Colusso.


​🎶 Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram


Valorização da literatura infantil

Criado em 2011, o concurso presta homenagem à poeta, escritora e ensaísta Ignez Sofia Vargas (1937–2001), personalidade marcante da literatura infantojuvenil em Santa Maria e sócia fundadora da ASL. Desde então, a iniciativa tem revelado novos autores e ilustradores, ampliando o acervo de obras destinadas ao público infantil. De acordo com a coordenadora do concurso, Rosângela Rechia, a edição de 2025 confirmou a qualidade da produção local:

– Recebemos historinhas e ilustrações muito criativas, o que tornou a escolha difícil. O objetivo do concurso é justamente valorizar o talento da nossa cidade e incentivar a leitura desde a infância. 


Regras para os textos 

  • Tem ser natural de Santa Maria ou residente a mais de 2 anos;
  • Texto inédito, com máximo de 45 a 60 linhas;
  • Texto dirigido para uma faixa etária de 6 a 10 anos;
  • Não pode ter livro infantil editado;
  • Não pode já ter sido premiado no concurso;
  • A idade mínima 18 anos.

Regras para ilustradores 

  • Participantes residentes em de Santa Maria;
  • Idade mínima de 18 anos.


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Filme Anterior

Filme "O Agente Secreto" será o representante brasileiro no Oscar 2026

Janelas do Treze recebem espetáculo De Mãe para Filho com Oristela Alves, referência nativista Próximo

Janelas do Treze recebem espetáculo De Mãe para Filho com Oristela Alves, referência nativista

Cultura