Diretor espanhol ironiza “nacionalismo” brasileiro ao comentar indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar

Com colaboração de Alexandre La Bella

Diretor espanhol ironiza “nacionalismo” brasileiro ao comentar indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar

Foto: Divulgação

O diretor espanhol Óliver Laxe, que concorre ao Oscar nas categorias Melhor Filme Internacional e Melhor Som, com o longa ​“Sirãt”, comentou as indicações do filme brasileiro “O Agente Secreto” ao Oscar 2026. Segundo ele,  há muitos brasileiros aptos para votar no prêmio e, por isso, produções do Brasil tendem a receber muitos votos. A declaração, feita durante participação no talk show La Revuelta, da emissora pública espanhola TVE, repercutiu negativamente nas redes sociais e foi considerada xenofóbica por parte de internautas brasileiros.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

– Na Academia há muitos brasileiros, nós gostamos muito deles, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele – afirmou Laxe.

Como funciona a votação do Oscar

A escolha dos indicados e vencedores do Oscar é feita pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A entidade reúne quase 11 mil profissionais da indústria cinematográfica, sendo aproximadamente 9.900 membros aptos a votar, conforme dados de 2024. Nos últimos anos, a Academia ampliou o número de membros como parte de uma política de diversidade, com maior inclusão de mulheres, pessoas negras e profissionais de diferentes regiões do mundo.

Cerca de 60 brasileiros integram o colégio eleitoral da Academia. Entre os nomes estão Fernanda Montenegro, Maeve Jinkings, Carlos Saldanha, Petra Costa, Alice Braga, Sonia Braga, Rodrigo Santoro e Selton Mello, além de Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura, que concorrem por "O Agente Secreto" nesta edição da premiação. A Academia não informa restrições para que indicados participem da votação, estando aptos a votar todos os membros ativos.

Já o número de votantes espanhóis, segundo o jornal El Mundo, da Espanha, é de cerca de 110 artistas.

Indicações brasileiras ao 98º edição do Oscar

“O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar 2026. O filme concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura.

Além do longa pernambucano, o Brasil também está representado na categoria Melhor Fotografia, com Adolpho Veloso, indicado pelo trabalho em “Sonhos de Trem”.

A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diretor espanhol ironiza “nacionalismo” brasileiro ao comentar indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar Anterior

Diretor espanhol ironiza “nacionalismo” brasileiro ao comentar indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar

Neste sábado, Arde Rock Fest aposta no rock autoral gaúcho e distribui R$ 40 mil em premiação em Santa Maria Próximo

Neste sábado, Arde Rock Fest aposta no rock autoral gaúcho e distribui R$ 40 mil em premiação em Santa Maria

Cultura