
Presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, falou, na manhã desta segunda-feira (18), em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, sobre as equipes tradicionais do futebol gaúcho da Divisão de Acesso que garantiram vaga na Séria A: Inter-SM e Novo Hamburgo.
O dirigente parabenizou o Alvirrubro pela vitória e destacou que o retorno à elite do futebol no Estado dará exposição para o clube e marcas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Trata-se, segundo ele, de uma oportunidade para fortalecer, além do time, o município. Ele chama atenção para que empresas locais e prefeitura se juntem nesse momento.
– Para os times que sobem, melhora as condições para negociar com parceiros. E, tenho certeza absoluta, que a grande diferença é a autoestima do clube, da torcida, da cidade, do torcedor que acompanha e vai no estádio. Ontem (Domingo), o Presidente Vargas teve um grande público. Isso mexe com a autoestima. E, é pra isso também que a gente trabalha – afirmou Hocsman.

O presidente da FGF ressaltou também o direito à cota de TV na Série A, um valor recebido pelo time devido às transmissões dos jogos por emissoras de televisão. E complementa:
– Acho importante também que as prefeituras e empresas locais olharem com carinho para essas duas equipes (que subiram para a série A) e fazerem os seus aportes.
Final da divisão de acesso
Após conquistar sua vaga na série A para 2026, o Inter-SM buscará o título da Divisão de Acesso de 2025. A primeira etapa da decisão será no próximo domingo (24), em Novo Hamburgo, contra o time de mesmo nome. O jogo de volta, no Estádio Presidente Vargas, Hocsman estará presente, como adiantou na entrevista.

– No dia 31, dia da grande final, certamente, estarei em Santa Maria. Estou cumprindo uma missão no interior.
Gauchão Série A 2026
A ideia da federação é manter o formato de 2025 para 2026. Não há interesse em alterar a dinâmica das 12 datas programadas. Ainda assim, a projeção não foi confirmada, pois a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda diminuir as datas para 11.
Assista na íntegra