Foto: LDU / Divulgação
Equipe do técnico santa-mariense construiu grande vantagem para avançar à final

A LDU deu um passo importante rumo à final da Copa Libertadores ao vencer o Palmeiras por 3 a 0, na noite de quinta-feira (23), em Quito, no jogo de ida das semifinais. O resultado surpreendeu pela forma como a equipe equatoriana dominou a partida, mas o técnico santa-mariense Tiago Nunes fez questão de adotar um tom de cautela na coletiva de imprensa após a vitória.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Tenho uma equipe muito boa. E além de uma boa equipe, são pessoas com um coração enorme e com experiência. Muitos dos jogadores que estão jogando hoje já foram referências na seleção do Equador, já disputaram Copa do Mundo, Copa Sul-Americana, Libertadores, jogaram na Europa. Têm bagagem para encarar partidas difíceis. Isso me dá confiança de que podemos ir a São Paulo e fazer um grande jogo. Fácil, nunca. Como comentei, é um resultado importante, mas não determinante – avaliou o santa-mariense, que dirige a equipe equatoriana desde julho deste ano.
A vitória, que encerrou a invencibilidade do Palmeiras na competição, colocou o time de Quito em vantagem confortável. Ainda assim, depois da partida, o técnico palmeirense Abel Ferreira afirmou que "90 minutos é muito tempo no Allianz Parque". Tiago destacou o respeito ao adversário e à dificuldade da volta:
– O que disse o treinador do Palmeiras está correto. É um time acostumado a viradas. Sabemos e temos consciência disso. E creio que, justamente por termos consciência e respeito, chegamos mais preparados para a segunda partida. Sabemos contra quem estamos jogando – concluiu o gaúcho.
O jogo
Com intensidade desde o início, a LDU abriu o placar aos 15 minutos, com Villamíl, após cruzamento rasteiro. Aos 24, Alzugaray ampliou de pênalti, depois de toque na mão de Andreas Pereira. Antes do intervalo, Villamíl voltou a marcar, fechando o placar em 3 a 0 ainda na primeira etapa. No segundo tempo, o Palmeiras teve mais posse de bola, mas parou nas defesas do goleiro Álex Domínguez.
Para se classificar, o time de Abel Ferreira precisará vencer por quatro gols de diferença na partida de volta, ou repetir o resultado do jogo de ida para encaminhar a decisão para os pênaltis. O confronto está marcado para a próxima quinta-feira (30), às 21h30min, em São Paulo. A LDU não contará com um dos grandes nomes da última partida: Bryan Ramírez foi expulso no confronto em Quito e desfalca o time de Tiago Nunes no Brasil.
👨🏫⚽ El director de la orquesta: TIAGO NUNES y @LDU_Oficial mantienen el sueño de la #GloriaEterna...
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) October 24, 2025
🏆 Ida - Semifinal - CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/V8TZWlddjA
Trajetória
Tiago Nunes, 45 anos, é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Iniciou a carreira no futebol em Santa Maria, onde trabalhou como preparador físico da dupla Rio-Nal e comandou o Riograndense em 2012.
O santa-mariense ganhou projeção nacional ao conquistar a Copa Sul-Americana, em 2018, e a Copa do Brasil, em 2019, pelo Athletico-PR. Em 2021, foi técnico do Grêmio, conquistando o Gauchão. No Tricolor, foi demitido após fraco desempenho na reta inicial do Brasileirão, que culminaria no rebaixamento da equipe naquele ano. Nas últimas temporadas, além de outros grandes clubes brasileiros, como Corinthians e Botafogo, passou por Universidad Católica, do Chile, e Sporting Cristal, do Peru, antes de desembarcar na capital equatoriana.
