30 anos longe da elite: tudo que você precisa saber sobre o Bagé, rival do Inter-SM nas quartas da Divisão de Acesso

30 anos longe da elite: tudo que você precisa saber sobre o Bagé, rival do Inter-SM nas quartas da Divisão de Acesso

Foto: Renata Medina/Inter-SM

Inter-SM garantiu, com a vitória sobre o Veranópolis na tarde de domingo (27), a segunda posição na tabela. Agora, enfrentará o Bagé na primeira fase eliminatória, em busca da vaga na semifinal. Os jogos de ida das quartas de final ocorrem nesta quarta-feira (30), com as partidas de volta no próximo domingo (3). Os vencedores das semifinais garantirão vaga na elite do futebol gaúcho em 2026.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O primeiro duelo entre as duas equipes será na quarta-feira (30), às 19h, no Estádio Pedra Moura, em Bagé. Já no domingo (3), às 15h, o Alvirrubro conta com o apoio da torcida na Baixada para encaminhar a classificação à semifinal, contra a equipe do sul do Estado.

Há mais de uma década na segunda divisão estadual, o Inter-SM quer avançar para ir em busca do tão sonhado acesso. Para os torcedores do Bagé, porém, o tempo de espera é bem maior: a última vez que a equipe esteve na elite gaúcha foi em 1994, há mais de 30 anos

Confira tudo que você precisa saber sobre o rival do Alvirrubro nas quartas:


Poucos gols e campanha histórica

O Bagé chega à fase decisiva com um perfil claro: defesa sólida, poucos gols marcados e a melhor campanha do clube em anos. Sétimo colocado na fase classificatória, o time jalde-negro tem o ataque menos produtivo entre os oito classificados, tendo marcado apenas nove gols em 14 jogos. A equipe compensa os poucos gols ao ter uma defesas menos vazadas, com apenas cinco gols sofridos, desempenho igualado apenas pelo líder Aimoré.

A campanha marca o melhor desempenho do clube nos últimos seis anos. Desde 2019, o Bagé não chegava às quartas de final da Divisão de Acesso — naquela ocasião, foi eliminado pelo Glória. Em 2020, a competição foi interrompida devido à pandemia. No ano seguinte, o time foi rebaixado à Terceirona, mas conquistou o retorno em 2022, como vice-campeão. Já em 2023 e 2024, a equipe bajeense não passou da primeira fase, sendo eliminada no último ano por apenas dois pontos de diferença.


Tensão fora de campo

Na primeira fase, Inter-SM e Bagé se enfrentaram no Estádio Pedra Moura, em confronto válido pela 8ª rodada. Em campo, o empate em 0 a 0 refletiu o equilíbrio entre os times. O Alvirrubro dominou o primeiro tempo e quase abriu o placar com Gabriel Morbeck, que acertou o travessão. Já o Bagé teve as melhores chances na segunda etapa, mas parou na boa atuação do goleiro Rafael Copetti.

Apesar do placar sem gols, o duelo foi quente fora das quatro linhas. Ao final da partida, houve um princípio de tumulto entre os jogadores, que envolveu também torcedores e exigiu intervenção da Brigada Militar, com uso de bombas de efeito moral.

A situação ganhou novos contornos quando a assessoria de imprensa do Bagé comunicou à arbitragem uma denúncia de injúria racial contra uma gandula, supostamente cometida por torcedores do Inter-SM. O clube bajeense emitiu nota de repúdio e afirmou que a denunciante formalizou um boletim de ocorrência.

Em resposta, o Inter-SM contestou a versão e citou a súmula do árbitro, que não identificou o agressor e registrou que nem a arbitragem, nem a Brigada Militar, nem o observador de tolerância racial presenciaram o fato. Ainda assim, o clube santa-mariense foi multado pela Federação Gaúcha de Futsal.


Craque ex-Inter-SM

Um dos destaques do Bagé na Divisão de Acesso é o meia Jean Roberto, velho conhecido do torcedor alvirrubro. Pela equipe da Rainha da Fronteira, ele disputou 12 partidas na atual temporada e marcou três gols, sendo o artilheiro do time no campeonato. 

Antes de se transferir, o jogador vestiu a camisa do Inter-SM em 18 oportunidades, somando as campanhas na Copa FGF de 2023 e na Divisão de Acesso de 2024, com quatro gols marcados. 

Além de Jean, o elenco bageense conta com outros atletas que passaram pelo Alvirrubro: o goleiro Lúcio, os zagueiros Hugo e Diego Rocha, os meio-campistas Rafinha, Mardley e Sampson e o atacante Eduardo Júnior.

Jean Roberto, hoje no Bagé, defendeu o Inter-SM na Divisão de Acesso em 2024Foto: Renata Medina/Inter-SM


Quartas de final - Divisão de Acesso 2025

Jogos de ida

  • Quarta-feira (30), às 15h: Gramadense x Novo Hamburgo
  • Quarta-feira (30), às 19h: Bagé x Inter-SM
  • Quinta-feira (31), às 19h30min: Lajeadense x Aimoré 
  • Quinta-feira (31), às 19h30min: Veranópolis x Passo Fundo 

Jogos de volta - Domingo (3)

  • 15h: Novo Hamburgo x Gramadense 
  • 15h: Inter-SM x Bagé 
  • 15h: Aimoré x Lajeadense
  • 15h: Passo Fundo x Veranópolis

Semifinais - Divisão de Acesso 2025

Aimoré ou Lajeadense x Novo Hamburgo ou Gramadense

Inter-SM ou Bagé x Passo Fundo ou Veranópolis


Cobertura

Diário faz a cobertura de todas as partidas do Inter-SM na Divisão de Acesso. Para acompanhar tudo que acontece na antes, durante e após o jogo, basta sintonizar na Rádio CDN 93.5 FM, na TV Diário (canal 526 Claro/NET) ou no Youtube do Diário de Santa Maria.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O futebol que pulsa fora do eixo: histórias que marcaram a primeira fase da Divisão de Acesso Anterior

O futebol que pulsa fora do eixo: histórias que marcaram a primeira fase da Divisão de Acesso

3ª Maratona de Santa Maria ocorre em 19 de outubro com mesmo número de vagas da última edição Próximo

3ª Maratona de Santa Maria ocorre em 19 de outubro com mesmo número de vagas da última edição

Esportes