Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Amistoso foi disputado na capital japonesa

A seleção brasileira sofreu, na manhã desta terça-feira (14), a primeira derrota da história para o Japão, em amistoso realizado no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Após abrir 2 a 0 no primeiro tempo, o time comandado por Carlo Ancelotti levou a virada em menos de 20 minutos e perdeu por 3 a 2.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A derrota faz o Brasil encerrar a Data Fifa com um resultado amargo, mesmo após golear a Coreia do Sul por 5 a 0 na última sexta-feira (10).
Na partida contra o Japão, o técnico italiano promoveu oito mudanças em relação ao time que entrou em campo contra os sul-coreanos. Apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Jr. foram mantidos entre os titulares.
Os gols brasileiros foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, ambos na etapa inicial. Na volta do intervalo, o Japão reagiu e virou com Minamino, Nakamura e Ueda, aproveitando falhas defensivas, especialmente de Fabrício Bruno, envolvido nos dois primeiros gols sofridos.
Próximos compromissos
A Seleção volta a campo na data Fifa de novembro (10 a 18) para dois amistosos contra seleções africanas, Senegal e Tunísia, com partidas programadas para Londres e Paris. Assim como na turnê asiática, os jogos devem servir para testes e observações de Ancelotti visando à formação do grupo para a Copa do Mundo.
Jogo com dois tempos distintos
O Brasil teve dificuldades no início, pressionado pela marcação alta dos japoneses, mas abriu o placar aos 25 minutos com uma boa triangulação entre Paulo Henrique, Paquetá e Bruno Guimarães, que terminou com o lateral finalizando cruzado. Pouco depois, Martinelli ampliou em chute forte de perna esquerda.
Antes do intervalo, o Japão ensaiou uma reação, mas o sistema defensivo brasileiro conseguiu conter as investidas. No segundo tempo, porém, os erros voltaram a aparecer. Aos 6 minutos, Fabrício Bruno falhou na saída de bola e Minamino descontou. O empate veio aos 16, em outro lance envolvendo o zagueiro: após nova desatenção da defesa, Nakamura completou cruzamento com chute que rebateu no defensor e entrou.
A virada foi confirmada aos 24 minutos, quando Ueda aproveitou cobrança de escanteio para marcar de cabeça. O Brasil tentou reagir, mas esbarrou na boa organização japonesa.