data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
João Vaz é uma das figuras mais importantes para a história do vôlei de Santa Maria e tinha como marca registrada utilizar somente roupas vermelhas
Santa Maria perdeu, no sábado, uma grande personalidade do vôlei para a cidade. Morreu, aos 77 anos, João Vaz. De acordo com amigos, ele teria sofrido um mal súbito, em Paraíso do Sul, quando visitava a filha nas festas de final de ano. Vaz foi professor de Educação Física nas escolas Maria Rocha e Cilon Rosa, entre outras, e foi técnico da União Estudantil Santa-mariense e de Santa Maria nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs). Ícone da modalidade, Vaz foi o responsável pela formação de inúmeros atletas da cidade.
No ano passado, ele foi homenageado pela organização do 3º Torneio Sul-Americano de Vôlei Master, realizado no Clube Recreativo Dores. Torcedor colorado, uma das marcas de João Vaz era, sempre, utilizar roupas vermelhas. Ele era casado com Neusa e deixa dois filhos: Maurel e Ivonaica, além de quatro netos. O velório e o enterro foram realizados no domingo pela manhã no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria.