Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O Brasil conhecerá nesta sexta-feira (5) seus três adversários na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O sorteio, que será realizado em Washington, nos Estados Unidos, definirá a composição das 12 chaves do torneio, que pela primeira vez terá 48 seleções.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Contudo, a tabela completa, com datas, horários e cidades-sede, só será divulgada no sábado (6), em transmissão da Fifa com participação de ex-jogadores e analistas.
As bolinhas definirão a distribuição das equipes entre os quatro potes já anunciados pela entidade. Cabeça de chave, o Brasil está no pote 1 ao lado de campeões mundiais e seleções que vivem bom momento, como Espanha, Argentina, França, Alemanha, Holanda, Portugal, Bélgica e Inglaterra. Os três anfitriões (México, Canadá e Estados Unidos) também estão no pote, já alocados nos grupos A, B e D. Portanto, a seleção brasileira não enfrentará estas equipes na primeira fase.
O sorteio seguirá regras de restrição por confederação: cada grupo poderá ter apenas um time de cada continente, com exceção da Europa, que pode ter até dois. Além disso, as seleções de maior ranking serão distribuídas alternadamente entre os lados A e B do chaveamento, para garantir equilíbrio desde o início.
A Copa de 2026 está agendada para junho e julho do próximo ano. O jogo inaugural está programada para ocorrer no dia 11 de junho de 2026 no histórico Estádio Azteca, na Cidade do México, marcando a estreia da seleção mexicana. Já a grande final será disputada no MetLife Stadium, em East Rutherford, nos arredores da grande Nova York nos Estados Unidos, em 19 de julho de 2026.
Quem pode cruzar o caminho do Brasil?
Entre os possíveis adversários da seleção brasileira, quatro foram adversários recentes da equipe de Ancelotti em amistosos. Contra Coreia do Sul e Senegal, o Brasil saiu vitorioso, mas perdeu para o Japão e empatou com a Tunísia.
No caminho também podem pintar seleções que fizeram grandes campanhas nas últimas edições da Copa do Mundo. Croácia e Marrocos, ambas no pote 2, foram semifinalistas no último mundial, disputando o terceiro lugar no Catar, com vitória dos croatas, que ficaram com o vice-campeonato mundial na edição de 2018, disputada na Rússia.
A Croácia foi também a seleção que eliminou o Brasil na última Copa do Mundo. Nas quartas de final, as equipes empataram em 1 a 1 na prorrogação. Nos pênaltis, a seleção europeia garantiu a vaga para a semifinal da Copa do Catar.
No pote 3 e 4, o Brasil poderá cair com seleções que fazem suas estreias no torneio. É o caso de Uzbequistão, que está no pote 3, e Jordânia, Cabo Verde e Curaçau, alocadas no pote 4.
Pote 2
Europeus: Croácia, Suíça ou Áustria
Africanos: Marrocos ou Senegal
Asiáticos: Japão, Irã, Coreia do Sul ou Austrália.
Pelo limite de confederações, o Brasil não poderá cair no mesmo grupo de Colômbia, Uruguai e Equador, que estão no pote 2
Pote 3
Europeus: Noruega ou Escócia
Africanos: África do Sul, Argélia, Egito, Costa do Marfim ou Tunísia
Asiáticos: Arábia Saudita, Catar ou Uzbequistão
América Central: Panamá
Pelo limite de confederações, o Brasil não poderá cair no mesmo grupo do Paraguai, que está no pote 3
Pote 4
Europeus: quatro seleções classificadas na repescagem europeia
Africanos: Cabo Verde e Gana
Asiáticos: Jordânia
América Central: Curaçau e Haiti
Oceania: Nova Zelândia
Repescagem intercontinental: duas seleções
Repescagem europeia
Serão disputadas em março. As 16 seleções estão divididas em quatro chaves. A disputa ocorre em sistema de semifinal e final de cada chave. O campeão de cada chave disputará a Copa.
Chave A
- Itália x Irlanda do Norte
- País de Gales x Bósnia
Chave B
- Ucrânia x Suécia
- Polônia x Albânia
Chave C
- Turquia x Romênia
- Eslováquia x Kosovo
Chave D
- Dinamarca x Macedônia do Norte
- Rep. Tcheca x Irlanda
Repescagem intercontinental
Seis seleções disputam duas vagas. As duas melhores ranqueadas (República Democrática do Congo e Iraque) entram direto em duas "finais".
Semifinal 1
- Nova Caledônia x Jamaica
Final 1
- Nova Caledônia ou Jamaica x República Democrática do Congo
Semifinal 2
- Bolívia x Suriname
Final 2
- Bolívia ou Suriname x Iraque
Expansão inédita e desafios climáticos
Com 104 partidas distribuídas em 16 cidades-sede nos Estados Unidos, Canadá e México, a edição de 2026 inaugura um formato mais extenso, que deve exigir maior preparação das delegações. O calendário no verão norte-americano levanta preocupações de especialistas e associações de jogadores sobre calor extremo, umidade elevada e possíveis tempestades.
A Copa do Mundo de Clubes deste ano nos EUA serviu como um ensaio geral e o calor escaldante foi uma das principais preocupações. Especialistas médicos e sindicatos de jogadores temem o estresse térmico, a desidratação e redução do tempo de recuperação
A Fifa afirma que apostará em estádios com teto retrátil ou totalmente cobertos para mitigar impactos, como os de Dallas, Houston, Atlanta e Vancouver.