Foto: Ricardo Duarte (Internacional)

No jogo da vida, o Internacional venceu no Beira-Rio e escapou do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela última rodada, na tarde deste domingo (8), o Colorado fez 3 a 1 no RB Bragantino, e com os resultados paralelos a seu favor, garantiu a permanência da Série A em 2026. Os gols do Inter foram anotados por Mercado, Alan Patrick e Carbonero, todos no segundo tempo de partida.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O time gaúcho terminou o campeonato na 16ª colocação com 44 pontos, um a mais do que o primeiro na zona de rebaixamento, o Ceará. Fortaleza, Juventude e Sport, na sequência da tabela, também caíram para a série B.
O jogo da permanência
O Inter entrou em campo precisando de um “milagre”, como muitos se referiram à combinação de resultados para a permanência na Série A. Não bastava vencer no Beira-Rio, torcia também pela combinação de dois resultados paralelos. O que aconteceu.
No primeiro tempo, o Colorado não conseguiu impor a pressão necessária para abrir o marcador. No último terço do jogo, aos 32 minutos, veio a principal chance do Inter em um chute de Bruno Gomes que parou no travessão.
Já na segunda etapa, logo aos 4 minutos, o Inter marcou o primeiro gol com Mercado após cruzamento na área. Mas, a comemoração durou pouco. Nos minutos seguintes, um segundo gol marcado pelo Fortaleza contra o Botafogo na outra partida da rodada, obrigou o Inter a ampliar o marcador – já que perdia para o time nordestino nos critérios de desempate.
O “milagre” colorado saiu dos pés de Alan Patrick aos 32 minutos, depois de um pênalti convertido que tirou, mais uma vez, o Internacional da zona de rebaixamento. O time gaúcho ainda aplicou o placar com gol marcado por Carbonero. No final do jogo, o RB Bragantino ainda descontou com Jhon Jhon. Final de jogo: Inter 3, RB Bragantino 1.
Diante da vitória no Beira-Rio, o Inter ainda contou com os tropeços do Fortaleza que perdeu para o Botafogo e do Ceará que não conseguiu vencer o time reserva do Palmeiras – o que manteve o time de Abel Braga na Série A do Brasileirão.
Torcida e protesto
Se a expectativa era de um Beira-Rio lotado para “empurrar” o Internacional rumo à vitória, ela não se confirmou. Cerca de 21 mil torcedores compareceram ao estádio para acompanhar a partida. Antes do jogo, um grupo de colorados realizou um protesto na chegada do ônibus da equipe. As principais manifestações pediam a saída do presidente Alessandro Barcellos, em meio ao clima de insatisfação com o momento do clube.