Foto: VNL Volleyball World / Divulgação
A seleção brasileira feminina de vôlei confirmou seu favoritismo e está entre as quatro melhores equipes da Liga das Nações (VNL) de 2025. Nesta quinta-feira (24), o Brasil venceu a Alemanha por 3 sets a 0 (25 a 19, 26 a 24 e 25 a 14), em Lodz, na Polônia, e garantiu vaga na semifinal da competição.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A equipe comandada por José Roberto Guimarães enfrenta agora o Japão no sábado (26), às 15h. A partida é uma reedição da semifinal de 2024, quando as japonesas eliminaram as brasileiras. Do outro lado da chave, Itália e Polônia disputam a outra vaga na final. O Brasil busca o título inédito após ter sido vice-campeão em 2019, 2021 e 2022.
Na vitória desta quinta, Rosamaria foi o grande destaque, com 13 pontos. A oposta teve atuação decisiva, principalmente no primeiro set, em que o Brasil impôs superioridade técnica e fechou em 25 a 19. O segundo set foi o mais equilibrado da partida, com a Alemanha ameaçando até os momentos finais. No entanto, os bloqueios de Diana e as defesas seguras da líbero Marcelle garantiram a vitória apertada por 26 a 24.
A vitória parcial acentuou o domínio brasileiro. No terceiro e último set, a seleção sobrou em quadra, venceu com tranquilidade por 25 a 14 e sacramentou a classificação com autoridade.
Na fase classificatória da VNL, o Brasil terminou em segundo lugar geral, com 11 vitórias e apenas uma derrota, justamente para a líder e invicta Itália. Agora, o time busca encerrar a campanha com o sonhado título.
Semifinais - Sábado (26)
11h: Itália x Polônia
15h: Brasil x Japão
Final
Domingo (27), às 15h