Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Gaúcho Raphinha deve ser um dos titulares do ataque formado por Ancelotti

O Maracanã será palco, nesta quinta-feira (4), do último compromisso da seleção brasileira masculina de futebol em solo nacional em 2025. O duelo contra o Chile, válido pela penúltima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, começa às 21h30min.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O retrospecto do confronto favorece os brasileiros. Os chilenos, inclusive, são os maiores "fregueses" da Seleção: em 74 confrontos, foram 52 vitórias da amarelinha, 14 empates e apenas oito derrotas.
Como chegam as equipes
Classificado para a Copa de 2026, o Brasil ocupa a terceira colocação das Eliminatórias, com 25 pontos. Já a seleção chilena, lanterna com 10 pontos, chega eliminada pela terceira vez consecutiva. A última vez que o Chile disputou o torneio mundial foi em 2014, no Brasil.
Até por isso a equipe chilena passa por um processo de transição e renovação do elenco. O time será comandado interinamente por Nicolás Córdova, técnico do sub-20, após a saída de Ricardo Gareca. Entre as novidades, está o atacante Alexander Aravena, do Grêmio, que deve ser titular nesta noite.
A expectativa é de casa cheia, com 70 mil ingressos colocados à venda. Em campo, Ancelotti deve escalar: Alisson; Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães; Raphinha, Gabriel Martinelli, Estevão e João Pedro.
A arbitragem será venezuelana, com Alexis Herrera apitando, auxiliado por Lubin Torrealba e Alberto Ponte. No VAR, estará Ángel Arteaga.
Homenagens
A festa no Maracanã terá Ivete Sangalo no show de abertura e, no intervalo, homenagem aos jogadores campeões mundiais pela amarelinha. Entre os confirmados estão Pepe, 90 anos, representante das conquistas de 1958 e 1962, e o gaúcho Anderson Polga, campeão em 2002. Outros nomes como Romário, Bebeto e Jairzinho também devem comparecer à homenagem.
– A CBF deve sempre reconhecer e agradecer aos grandes responsáveis pela construção da rica e vitoriosa história da seleção brasileira. No ano que vem, a busca pelo hexa só será possível graças a eles, que conquistaram nossos cinco títulos mundiais e nos fizeram pentacampeões. Vamos organizar uma linda festa para homenageá-los e incentivar os jogadores na busca pelo hexacampeonato mundial em 2026 – afirmou Samir Xaud, presidente da CBF.
A partida também marcará a estreia de Carlo Ancelotti à beira do Maracanã. O técnico completa 100 dias de trabalho à frente do selecionado nacional.
– Uma experiência nova, muito bonita, minha primeira vez no templo do futebol mundial. Quanto ao jogo, eu espero o máximo, que a equipe jogue bem, que tome confiança, atitude e intensidade. É o caminho que queremos correr até o Mundial – afirmou o técnico italiano.

Futuros amistosos
Após o duelo no Rio de Janeiro, o Brasil fecha as Eliminatórias enfrentando a Bolívia, na próxima terça-feira (9), fora de casa. A CBF também divulgou a nova agenda de amistosos: em outubro, a Seleção vai ao continente asiático encarar a Coreia do Sul, no dia 10, em Seul, e o Japão, no dia 14, em Tóquio.
Dependendo da programação em 2026, o confronto contra o Chile pode ser também a última vez que a seleção brasileira atua no país antes da Copa do Mundo, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.