Em um momento de crise política, geralmente surgem novos empreendedores e empreendimentos. Porém, é consenso entre os especialistas que qualquer novo negócio, antes de tudo, requer uma avaliação prévia de mercado e um planejamento estratégico eficiente. O que vai diferenciar uma empresa da outra são as inovações.
Essa é a percepção do especialista em estratégia e em gestão de negócios, Peter Dostler. Nascido na Alemanha, com formação em administração nos Estados Unidos e em São Paulo, ele atua há mais de 20 anos como coordenador e consultor internacional no Brasil e em países como Alemanha, Áustria, Itália, EUA, Argentina e México. Além disso, o consultor é diretor-executivo da Steinbeis-Sibe do Brasil, que há mais de 30 anos é uma das maiores referências no mundo em inovação. Dostler esteve em Santa Maria nos últimos dias, prestando consultoria para uma empresa da cidade e conversou com o Diário.
Segundo Dostler, apesar da crise, existem boas oportunidades em todos os setores da economia, dos serviços à indústria. Uma das chaves para os empreendimentos prosperarem hoje é o uso da tecnologia e, segundo ele, Santa Maria tem potencial para isso. Por a cidade ter diversas instituições de Ensino Superior e grande contingente militar, que demanda tecnologia e pesquisas de ponta, apesar de ter mais de 80% de sua economia baseada no setor de serviços, Santa Maria dá os primeiros passos rumo à industrialização.
– Todos os dias, temos novos escândalos e desapontamentos, mas sabemos que, fatalmente, o país vai voltar a crescer. O que precisamos é promover um momento de reflexão com essa crise. É a hora de saber me posicionar melhor, entender o mercado, e planejar como vou me preparar para futuras crises, porque crise é o que não falta aqui e no restante do mundo – pontua o consultor.
No entanto, Dostler ressalta que é necessário uma parceria entre poder público com grandes empresas e investidores, para que a região se torne atraente para novos investimentos ou para ampliar os já existentes. Confira, ao lado as principais recomendações do consultor, que falou, entre outros aspectos, sobre criatividade nos negócios e a posição de Santa Maria rumo a industrialização.

Empreender na crise
- Qualquer empreendedor hoje, seja do setor de serviços, indústria ou de qualquer ramo, deve repensar seu negócio. Ou seja, pensar em novas formas de fazer seu produto ou seu serviço, como entregá-lo de forma diferente, avaliar como está se relacionando com o mercado. Muitas vezes, os empreendedores têm uma empresa há muito tempo, percebem que o mercado vai mal, mas não conseguem mudar a forma de agir. O fundamental é pensar na inovação, fazer coisas diferentes dentro de seu ramo de atuação. E isso pode acontecer em várias dimensões, seja na estrutura ou no processo da empresa, na relação com o mercado ou, se necessário, na criação de novos produtos ou serviços
Planejar para se diferenciar
- Muitos empreendedores não se planejam. Ele têm uma boa ideia, mas não examinam o mercado, não pesquisam concorrentes e preços e, mesmo assim, abrem uma empresa. Só que esse investimento acaba sendo uma replicação de outros que já existem. O que pode ser feito é um plano de negócios ou até um planejamento estratégico que atenda ao que o mercado deseja. Ou seja, entender o que o mercado quer, o quanto ele está disposto a pagar e o que já existe dessa natureza, para poder diferenciar em algum quesito. É preciso criar uma vantagem sobre os demais, seja de custo, de agregação ao valor, de entrega diferente às pessoas. A tecnologia pode ser uma ferramenta importante para se diferenciar
Santa Maria rumo à industrialização
- É pre"