Confusão

Deputado santa-mariense é atingido por spray de pimenta em briga em Brasília

"

O engajamento do deputado federal e santa-mariense Paulo Pimenta (PT) à Marcha das Mulheres Negras, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, lhe rendeu um infortúnio. Ele foi atingido por spray de pimenta, utilizado pela Polícia Militar. Tudo começou com uma confusão durante o ato, em Brasília.

De acordo com relato dos manifestantes, integrantes entraram em confronto com manifestantes que pedem a intervenção militar no país, e que estão acampados no gramado da Esplanada dos Ministérios.

Os manifestantes pró-intervenção militar acusaram os integrantes da marcha de destruírem barracas e, inclusive, um boneco inflável do general Antonio Hamilton Martins Mourão – ele esteve à frente do comando Militar do Sul. No mês passado, Mourão protagonizou declarações polêmicas ao fazer duras críticas ao governo federal e à classe política. Já os integrantes do ato das mulheres negras, afirmaram que os intervencionistas teriam atirado bombinhas nos integrantes do ato.

Ao "Diário", Pimenta disse ter sido agredido gratuitamente pela Polícia Militar. O petista mostra-se preocupado com o acirramento e a propensão ao confronto daqueles que defendem intervenção militar:

– Há um acampamento, aqui, que se equipara praticamente a um grupo paramilitar. O propósito deles era ir para o enfrentamento. Intimidaram e foram preconceituosos com os que estavam na nossa marcha. Há um discurso de ódio e uma incitação à violência. Mas a democracia prevalecerá. 

O deputado santa-mariense foi atingido e, instantes depois, foi atendido no posto médico da Câmara Federal. Ele retornou à Casa com os olhos irritados e lacrimejando. Pimenta justifica que foi ao ato das mulheres negras por ser presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dilma fica em 30º em lista das 50 pessoas mais poderosas do mundo

Próximo

Projetos querem diminuir os salários de vereadores em Santa Maria

Economia