
Um centro de compras onde se encontra de tudo. Eletrônicos, acessórios para informática, artesanato, itens de vestuário e para a casa. Inclusive, um andar inteiro com várias opções para alimentação. Este é o Shopping Independência, localizado na Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria. Também conhecido como shopping popular, o espaço abriga em 208 bancas comerciantes que antes formavam o antigo camelódromo da Avenida Rio Branco. O prédio do local tem sido alvo de reclamações devido às suas instalações, que seriam mal cuidadas e não prestariam conforto aos comerciantes e compradores. No entanto, a reportagem visitou o local e o único problema constatado com mais gravidade é um elevador estragado.
Mais de 600 clientes da Corsan ficarão sem água hoje em Santa Maria
_ O elevador faz falta porque o pessoal visita lá embaixo e não sobe nos demais pisos. Pessoas de idade ou cadeirantes não podem subir escadas. No mês que vem tem o dia das crianças e a gente tem muito brinquedo para vender. Precisamos que arrumem logo. É a nossa única reivindicação _ diz a proprietária de uma banca, Izabel Cristina da Silva dos Santos.

A comerciante Maristela Souza Conceição, 30 anos, diz que o local é mantido limpo e que, quando há problemas, são solucionados de forma rápida.
_ Dia desses caiu a energia, mas foi coisa rápida. Em seguida o pessoal da administração fez com que ela voltasse _ conta Maristela.
TUDO FUNCIONANDO

Valdir Medeiros de Mello, conhecido como Magaiver, é o representante dos comerciantes no Conselho Gestor do Shopping, que conta ainda com um representante do Executivo e outro da empresa que administra o local, a CPC. Mello diz que as reclamações não procedem, inclusive fez questão de mostrar as condições dos sanitários. Todos funcionando, com papel higiênico à disposição. Inclusive um exclusivo para Pessoa Com Deficiência (PCD). O banheiro masculino com marcas de vandalismo. Pichações, divisórias quebradas, privadas sem assento e mictórios que não existem mais compõe o espaço. Os aparelhos de ar-condicionado estavam em pleno funcionamento.
_ Esse tipo de reclamação é coisa que não procede. Tudo está funcionando corretamente. Tem coisas que fogem do nosso controle, como as pichações. No resto, fazemos de tudo para manter organizado e funcionado. O conserto do elevador já foi solicitado à CPC _ diz Magaiver.
Animais abandonados: de quem é a responsabilidade?
Equipamento deve ser consertado nos próximos dias
Um dos quatro cabos que sustenta o elevador apresentou desgaste, segundo o diretor da CPC, Rafaelle Barbosa, o que motivou a interdição do equipamento.
_ A empresa que faz a manutenção do equipamento apontou que o cabo não estava em condições adequadas. Ele até poderia seguir em funcionamento, no entanto, para garantir a segurança dos usuários, ele será trocado. A nova peça já foi encomendada e deve chegar nos próximos dias. A previsão é de que o elevador esteja funcionamento até o próximo fim de semana _ prevê Barbosa.
Duas lancherias são assaltadas em menos de duas horas em Santa Maria
Ainda conforme Valdir Medeiros de Mello, as goteiras seriam um problema para quem frequenta a praça de alimentação do Shopping Independência. O diretor da CPC diz que os elas vão sendo extintas conforme aparecem.
_ O telhado é antigo e tem pouca inclinação, o que contribui para as goteiras. Trocar todo ele seria oneroso demais e ainda desconfiguraria a construção que é histórica. Mesmo assim, a manutenção é feita de forma pontual, ou seja, conforme as goteiras vão aparecendo _ diz.