Evento esportivo

Militares de Santa Maria vão reforçar a segurança na Olimpíada do Rio de Janeiro

"

Além de Maria Portela no Judô, confirmada nesta quarta-feira, e de Gilvan Ribeiro, na canoagem que vão levar o nome de Santa Maria à Olimpíada do Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto, a delegação local ganhará o reforço de 400 moradores de Santa Maria.

Após conquista de vaga olímpica, Gilvan Ribeiro é recepcionado com festa em Santa Maria

Porém, esses moradores não estarão disputando nenhuma modalidade esportiva, mas estarão lá para garantir a segurança dos atletas e demais pessoas que vão participar do maior evento multiesportivo mundial. Cerca de 400 integrantes do 29º Batalhão de Infantaria Blindada de Santa Maria vão trabalhar no evento, uma quantidade oito vezes superior ao da Copa do Mundo, que teve a participação de 50 militares locais.

– É uma oportunidade de apoiar e ajudar o evento que não acontece a todo o momento. Além da experiência profissional numa atividade real dessa envergadura, é inesquecível – afirma o tenente-coronel Glauber Ericson de Almeida Silva, chefe da 5ª seção da 3ª Divisão de Exército.

Além do pessoal do 29º BIB, outros 400 sairão do 7º Batalhão de Infantaria Blindada, de Santa Cruz do Sul, ambos subordinados à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, de Santa Maria. Os militares partem de Santa Maria e Santa Cruz entre 1º e 15 de julho para deslocar-se em direção ao Rio de Janeiro utilizando cerca de 47 veículos, entre ambulâncias, picapes e caminhões. 

– Não vão os blindados de maior porte pela característica da missão, que exige mobilidade rápida para dar a segurança necessária em diferentes pontos da cidade, desde o aeroporto até os locais de jogos – explica o coronel Paulo Roberto de Almeida Rosa.

As atividades envolvem a segurança nos locais de jogos e nas vias expressas como a Linha Vermelha e Avenida Brasil, além de auxílio em controle de possíveis distúrbios, acompanhamento de manifestações, entre outras demandas que só serão detalhadas no momento em  que o grupo chegar ao Rio de Janeiro. A assessoria de comunicação da 3ª DE não soube informar detalhes sobre diárias ou ganhos extras dos militares que irão participar do evento.


"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Opinião: Novela do hospital regional estará próxima do fim? 

Próximo

Empresário desiste da candidatura para prefeito de Santa Maria

Economia