A obra de duplicação da Faixa Velha de Camobi está parada por falta de pagamento do Estado. Por isso, não há mais nenhum funcionário da Della Pasqua fazendo a construção das rampas para o viaduto e outros trabalhos. O Daer informou que só hoje conseguirá dar detalhes sobre o assunto.
Startup de tecnologia abre 10 vagas de emprego
A expectativa é grande, afinal, centenas de motoristas sofrem com os longos congestionamentos justamente nesse ponto do viaduto, onde o trânsito afunila – há dias em que leva-se mais de meia hora para cruzar esse trecho.
O Diário procurou o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) para saber se está fazendo pressão sobre o Daer. Ele informou que está acompanhando o caso e que recebeu a resposta da Secretaria Estadual de Transportes de que devem chegar, esta semana, mais R$ 17 milhões da Cide, repassadas pela União.
– Estou pedindo ao Estado que pelo menos R$ 7 milhões sejam repassados para a duplicação da Faixa Velha – diz o prefeito, ressaltando que, só se a cobrança não der resultado, daí irá mobilizar entidades e políticos daqui para ir pressionar o Daer na Capital.
10 concursos com inscrições abertas no Estado
Pozzobom garante que o compromisso do governo do Estado de repassar verbas para concluir a duplicação da Faixa Velha segue valendo. Segundo ele, houve, sim, a falta de recursos da Cide, mas isso deve ser resolvido em breve.
– A Della Pasqua aguentou até demais. Não tem mais discussão quanto a verbas, pois é compromisso do Estado concluir a Faixa Velha. Quando forem vendidas as ações do Banrisul, o Estado terá como prioridade repassar dinheiro do caixa único para a duplicação da ERS-509 – garante Pozzobom.
Segundo a Della Pasqua, se o Estado pagar uma boa quantia do que deve, a empresa retomará a obra. E caso o fluxo de pagamentos for normalizado, a empresa consegue concluir a duplicação em quatro meses – ou seja, se o Daer pagar as dívidas, na melhor das hipóteses, a duplicação fica pronta em fevereiro de 2018.
O que pode ajudar a duplicação é o fato de Sartori ser pré-candidato à reeleição – circula nos bastidores a informação de que, provavelmente, ele fará de tudo para concluir a obra até março, justamente para poder subir no palanque e inaugurá-la.